Matéria mostra em detalhes o preocupante cenário orçamentário para o próximo ano e que deve afetar a produção científica nacional

Nesta terça, 14, o Jornal da USP trouxe uma importante matéria revelando o preocupante cenário orçamentário para as universidades federais e para a produção científica nacional. A reportagem, assinada pelo jornalista Herton Escobar, traz o alerta de várias entidades ligadas à educação e à ciência, inclusive o SoU_Ciência, com a participação da Soraya Smaili, coordenadora do centro.

Na reportagem, Soraya alerta que “a atual proposta orçamentária continua terrível para as universidades federais” e que “não dá nem para respirar, mesmo com os aumentos previstos no orçamento do MCTI para a ciência nacional”.

A matéria traz alguns quadros que detalham o orçamento para 2022. Apesar de a proposta orçamentária para a ciência e tecnologia para o próximo ano até trazer valores maiores em alguns recursos, a política de grandes cortes promovidos nos últimos anos faz com que os novos valores ainda sejam insuficientes, bem longe do ideal para “resgatar a ciência brasileira do estado de penúria em que se encontra”, como menciona a reportagem.

Os quadros revelam o valor proposto para 2022 e sua variação relacionada ao ano de 2021 para o MCTI, para o CNPq, para o FNDCT, além da Capes e dos recursos para as IFES. A matéria completa pode ser vista aqui.