Slide
Metodologia

O Painel do Financiamento da Ciência & Tecnologia e Universidades Federais foi organizado a partir de resultados do orçamento de três módulos:
1) Universidades Federais
2) Instituições Federais de Ciência & Tecnologia
3) Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados e Distrito Federal (FAPs)
Cada módulo agrupa métodos de levantamento de dados variados de acordo com a natureza e período próprios. O conjunto dos três módulos é fundamental para compreender o cenário brasileiro do financiamento público da Ciência & Tecnologia e Universidades Federais, produzindo resultados palpáveis, como pode ser verificado neste painel.
Os resultados do módulo Universidades Federais trazem dados sobre o financiamento destas instituições. São frutos de um trabalho realizado desde a década de 1990 pelo professor Nelson Amaral (UFG), a partir da utilização de dados do Banco Access, da Câmara Federal, e atualizado pelo SoU_Ciência com dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP).
A série histórica apresentada no painel corresponde ao período de 2000 a 2022 e extrai dados orçamentários das 69 Universidades Federais a partir do SIOP. Foram extraídos os dados considerando os três principais Grupos de Despesa (GND): Pessoal e Encargos Sociais; Manutenção e Funcionamento; e Investimento em infraestrutura e material permanente. Todos os dados foram atualizados para valores de janeiro/2023 considerando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE e disponibilizado pelo IPEADATA. Anualmente, os dados serão atualizados pela equipe do SoU_Ciência.
Os resultados dos outros dois módulos Instituições Federais de Ciência & Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) estão em fase final de elaboração e apresentarão sua metodologia de análise na data de sua publicação, ainda prevista para o segundo semestre de 2023.