Instituições
Públicas
de Educação
Superior
A Cartilha conta a história de Paloma, uma garota que encontrou nas cotas a possibilidade de ter possibilidades. Seguindo a trama da personagem a cartilha traz as informações básicas sobre a Lei 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas, que garante a reserva de vagas nas Instituições Federais de Educação Superior (Ifes).
As Ifes reservam 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas, abrangendo pessoas negras, pobres, indígenas e com deficiência. No entanto, os dados do Censo da Educação Superior do Inep revelam que o preenchimento das vagas para a população a que se destina ainda não alcançou o patamar de 40%.
A população negra foi historicamente excluída desse nível de ensino, por isso há um profundo reconhecimento do papel de transformação democrática nas universidades a partir da Lei de Cotas. Ampliar o acesso à informação sobre as possibilidades de ingresso na educação superior via cotas é fundamental para que essa transformação se consolide.
É uma alegria contar com a Prof.ª Dr.ª Nilma Lino Gomes para a apresentação deste trabalho, militante pioneira e acadêmica de referência pela luta em favor do direito à educação para a população negra brasileira.