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Cotas nas
Instituições
Públicas
de Educação
Superior
RELATÓRIOS

O conjunto de três relatórios apresenta uma análise abrangente e crucial sobre as políticas de cotas raciais e sociais na educação superior no Brasil, destacando sua importância histórica e o impacto atual. Estes relatórios são essenciais para entender o contexto e os resultados das políticas de acesso, demonstrando tanto os avanços quanto os desafios que ainda persistem.

RELATÓRIO 1
A importância das cotas
raciais e sociais no Brasil
Uma reparação
histórica necessária

Apresenta dados inéditos sobre a mudança no perfil dos concluintes da educação superior da área da Saúde que participaram das provas do Enade em 2013, 2016 e 2019.

SAIBA MAIS
RELATÓRIO 2
A mudança do perfil estudantil nas instituições federais de educação superior
Uma análise a partir da
Lei 12.711/ 2012

Analisa aspectos fundamentais para compreensão das políticas de Ação Afirmativa implementadas recentemente nas Instituições Federais de Educação Superior (Ifes).

SAIBA MAIS
RELATÓRIO 3
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras:
da precariedade dos dados aos novos desafios

Analisa a política de reserva de vagas para o ingresso nas instituições públicas estaduais de educação superior.

SAIBA MAIS

DESTAQUES

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RELATÓRIO 1
Mais estudantes de
com menores faixas de renda na
área da Saúde

Nos cursos de Medicina,
Enfermagem e Odontologia está
aumentando o número de
estudantes com menor renda.

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RELATÓRIO 2
Vagas para pessoas negras
(pretas e pardas)

Desde 2013, a lei permitiu muitos
pretos e pardos a entrarem em
universidades federais. Muitos deles
entraram pelas vagas reservadas para
quem estudou em escola pública.

destaque3
RELATÓRIO 3
A importância das
universidades estaduais

As estaduais são responsáveis
por 30,5% das matrículas em
universidades públicas.

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