Slide
Cotas nas
Instituições
Públicas
de Educação
Superior
RELATÓRIOS

RELATÓRIO 2

A mudança do perfil estudantil nas
Instituições Federais de Educação Superior:

uma análise a partir da Lei 12.711/2012

O relatório A mudança do perfil estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior: Uma análise a partir da Lei 12.711/2012 passa em revista aspectos fundamentais para compreensão das políticas de Ações Afirmativas implementadas recentemente nas Instituições Federais de Educação Superior (Ifes). O documento apresenta o histórico das condições para criação e aprovação da Lei 12.711, de 2012, traz o embate jurídico sobre as ações afirmativas e os debates que ocorreram na mídia nacional sobre as cotas raciais para a população negra. O relatório traz também reflexões a respeito dos desafios da democratização da educação superior, da permanência estudantil e da instituição das comissões de heteroidentificação, finalizando com uma análise minuciosa sobre a mudança no perfil de ingressantes nas Ifes e o tipo de vaga de ingresso, com base nos Censos da Educação Superior (CES) de 2010 a 2019. Os resultados mostram que as cotas incluíram estudantes pobres, negros e indígenas em uma proporção inédita, porém, apontam que nem todas as vagas destinadas a essa população têm sido ocupadas. Sem dúvida, as cotas permitiram uma profunda mudança, mas há ainda um longo caminho a ser percorrido para garantir a diversificação nos bancos das Ifes, principalmente no que se refere à população negra.

Você sabia que:

Vagas para pessoas
negras (pretas + pardas)

Historicamente excluídas da educação superior,
pessoas negras
que estudaram em escolas públicas têm
acesso, desde 2013, a esse nível de escolaridade.

Confira o relatório!