images/imagens/1200x700.png
Mini Bio:

SorayaS

 Temas

Financiamento da Ciência; Educação Superior e Ciência; Políticas para a Ciência e Tecnologia; Gestão Universitária.

 MiniBio

É Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela EPM, UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University, no National Institutes of Health (NIH) e Pesquisadora Visitante no NIH, Fogarty Foundation. Foi Secretária Regional SBPC; membro do Diretório Nacional da Andifes; da Iniciativa Ciência e Tecnologia no Parlamento; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT)/PR; Presidente do Conselho Curador da FapUnifesp. Integra o Board of Directors da Sociedade Internacional de Morte Celular; o Conselho Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira. Projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, Educação e financiamento da ciência com vistas às políticas públicas. Bolsista PQ CNPq. Reitora da Unifesp por dois mandatos entre 2013-2021.

 Publicações selecionadas

SMAILI, Soraya.  Nós temos um sonho e um projeto de Universidade: 25 anos de Unifesp. In: Ana Nemi, Dante Gallian, Maria Angelica Pedra Minhoto. (Org.). Unifesp 25 anos - Histórias e Reflexões. São Paulo: Editora Unifesp, 2020, p.47-74.

SMAILI, S. S.; BRELAZ, Gabriela de; SILVA, L. C. Expansão e Qualidade: Desempenho Acadêmico e Sistemas Métricos na Unifesp. In: Jacques Marcovitch. (Org.). Repensar a Universidade II: Impactos para a Sociedade. São Paulo: Com-Arte Editora Laboratório do Curso de Editoração, 2019, v. II, p. 1-328.

SMAILI, Soraya. A ciência e a saúde precisam do FNDCT. O Estado de S.Paulo. 02 de março de 2021.

SMAILI, Soraya. A urgente flexibilização de patentes: Estratégia de integração internacional é saída para ampliar a vacinação Tendências & Debates. Folha de S.Paulo, 21 de abril 2021. 

SMAILI, Soraya e ARANTES, Pedro. Precisamos de um PAC da Educação. Tendências & Debates. Folha de S.Paulo, 03 de julho de 2015. 

 

 

Enviar um email
(opcional)