Finalizado
Curso: Customização de modelos de documentos técnico-científicos abnTeX.
Curso: Customização de modelos de documentos técnico-científicos abnTeX
O Centro SoU_Ciência promove o curso Customização de modelos de documentos técnico-científicos abnTeX.
O LaTeX é uma ferramenta de processamento de texto que tem se tornado cada vez mais popular no meio acadêmico e científico. Uma das principais vantagens do LaTeX é a sua capacidade de padronizar documentos, o que é crucial para a elaboração de trabalhos científicos. Com o LaTeX, é possível criar documentos com alta qualidade tipográfica e com uma estrutura bem definida, seguindo padrões internacionais, como a ABNT, APA, entre outros. Isso torna o documento mais organizado, legível e coeso, facilitando a comunicação de ideias. A sintaxe simples e intuitiva do LaTeX permite que esses elementos sejam criados com facilidade e precisão. Por essas razões, o uso do LaTeX é amplamente recomendado em universidades e instituições de pesquisa, sendo uma ferramenta essencial para quem busca produzir documentos acadêmicos e científicos de alta qualidade.
Publico alvo: O curso é voltado para capacitação das pessoas pesquisadoras ou das equipes de apoio técnico. É necessário que a pessoa esteja vinculada ao menos a um projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Centro. |
Período Inscrição | 22/05/2023 a 05/06/2023 |
Período de Realização | 16/06/2023 a 07/07/2023 |
Link para inscrição e mais informações: Inscrições_abnTeX
Curso: Aprendendo a consultar o hipercubo do orçamento do SoU_Ciência
Curso: Aprendendo a consultar o hipercubo do orçamento do SoU_Ciência
O Centro SoU_Ciência promove, neste mês de setembro, a oficina “Aprendendo a consultar o hipercubo do orçamento do SoU_Ciência”. O objetivo é instruir estudantes, pesquisadores(as) e outras pessoas interessadas a manusear e explorar toda a riqueza de informações contidas no hipercubo OLAP do orçamento das universidades federais, organizado pelo próprio centro.
Quando:
15/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00
16/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00
22/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00
23/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00.
Onde:
Virtual - sala do Google Meet. O link será enviado por email.
O termo OLAP (On-Line Analytical Processing - Processamento Analítico OnLine) representa a possibilidade de se trabalhar os dados, com operadores dimensionais, de forma múltipla e combinada de análise. “A característica principal dos sistemas OLAP é permitir uma visão conceitual multidimensional, algo muito mais útil e profundo do que a visão tabular tradicional, pois ela auxilia efetivamente o(a) pesquisador(a), que poderá verificar tendências nas informações, utilizando dados resumidos, trocando as dimensões de lugar e navegando através de suas hierarquias. Assim, os(as) usuários(as) podem testar suas hipóteses e refletir sobre novas perguntas de pesquisa.”, explica Maria Angélica Minhoto, coordenadora do SoU_Ciência.
Nestas oficinas, os(as) participantes aprenderão a utilizar os cubos OLAP desenvolvidos pelo centro SoU Ciência de forma fácil e amigável diretamente do navegador. Além de uma visão sobre os conceitos e aplicações de cubos OLAP, será dada ênfase na aprendizagem prática através de tutoriais auto-instrucionais e do apoio do instrutor na manipulação dos dados e na solução de dúvidas. O conteúdo estará relacionado ao Hipercubo Orçamento Federal (https://souciencia.unifesp.br/ferramentas/hipercubo), que possui os dados oriundos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento Federal (SIOP).
O(a) aluno(a) aprenderá a acessar o cubo, a manipular dimensões e medidas, a utilizar filtros e criar novas medidas, além de aplicar a correção monetária, salvar e exportar os dados, gerar gráficos e a fazer a edição avançada diretamente no código MDX.
As oficinas têm duração de três horas e poderão ser realizadas nos dias 15, 16, 22 e 23 de setembro, sempre às 9h ou às17h.
Mais informações e inscrições neste link.
Evento: Dados abertos e orçamento público: Ferramentas para a democracia
O acesso à informação pública é aspecto chave da democracia. Esta perspectiva uniu o Centro de Estudos SoU Ciência e a Open Knowledge Foundation para organizar um evento sobre a abertura, análise e ferramentas para compreendero orçamento público brasileiro. Como parte da iniciativa Open Data Day patrocinada pela OKF pretendemos mostrar iniciativas promovidas pelo SoU Ciência e sensibilizar a comunidade sobre a importância dos dados abertos. O Centro de Estudos SoU Ciência, que conta com apenas um ano desde sua fundação, já publicou em seu site 3 painéis relacionados à abertura de dados públicos. Especificamente o painel ¿Financiamento da Ciência e Tecnologia¿ deu transparência ao orçamento e possibilitando uma visão da evolução e cortes ocorridos na área. E recentemente desenvolveu em seu site um painel de análise do orçamento com os dados do SIOP de forma a facilitar análises por pesquisadores, jornalistas, estudantes e sociedade em geral. Também será abordado neste evento os conceitos necessários para a compreensão do processo orçamentário federal e os desafios de trabalhar com os dados governamentais relacionados ao campo do financiamento da educação brasileira em um país com pouca transparência e em meio a um apagão de dados.Serão expositores: 1) Nelson Amaral, Professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Física pela PUC/RJ e Doutor em Educação pela UNIMEP e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE-FE/UFG). Foi Pró-Reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG; 2) Alexsandro Cardoso Carvalho, Analista de Tecnologia da Informação, chefe da Divisão de Gestão da Informação da Unifesp e pesquisador do SoU Ciência. Este evento ocorre com o apoio da OKF.
Inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=22544
Curso: Para Compreender o Financiamento da Educação Superior no Brasil
Período de Realização:
Parte I (2021) - sempre às quartas-feiras: 10/11; 17/11; 24/11; 01/12; 08/12 e 15/12
Parte II (2022) - sempre às quartas-feiras 02/02; 09/02; 16/02; 23/02; 02/03; 09/03; 16/03, 23/03 e 30/03
Inscrições: até 09/11 neste link (Finalizadas)
Professor: Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral (Universidade Federal de Goiás e SOU_CIÊNCIA)
Pré-Requisito para participar do curso: A pessoa que se inscrever deve ter interesse pelos temas propostos.
Público-alvo: Acadêmicos, Alunos de Graduação, Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Outras Instituições, Docentes, Pesquisadores, Técnico-Administrativos, Comunidade em Geral, Lideranças de Movimentos Sociais, Jornalistas.
Plano de Ensino: Clique aqui para acessar o Plano de Ensino.
Apresentação:
O curso se propõe a abordar diversas temáticas relacionadas ao financiamento da educação no Brasil, em especial, o da educação superior. As temáticas a serem discutidas se expressam em questões, e serão as seguintes:
- O Brasil já aplica muito dinheiro em educação?
- Temos uma Carga Tributária de países ricos e serviços de países pobres?
- Como foi a evolução dos recursos totais aplicados pelas Universidades Federais no período 1995-2020? (OBS: é preciso deflacionar os valores financeiros da série obtida).
- Como foi a evolução dos recursos totais aplicados nos Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) no período 1995-2020? (OBS: é preciso deflacionar os valores financeiros da série obtida).
- A distância entre recursos aplicados por aluno na Educação Básica (EB) e na Educação Superior (ES) é muito grande no Brasil? Como a resposta é positiva, vamos transferir recursos da ES para a EB?
- Como evoluíram os recursos para outras despesas correntes (ODC) (água, luz, internet, limpeza, vigilância, material de consumo, reformas etc.) e investimentos (INV) (construções, equipamentos para laboratórios etc.) nas Universidades Federais e Institutos Federais no período 2014-2020? Como os Reitores tentam contornar os problemas advindos da diminuição dos recursos financeiros para ODC e INV?
- Como evoluíram os recursos da Capes, do CNPq e do FNDCT no período recente, de 2014 a 2020?
- Os orçamentos das Universidades Federais crescem muito de um ano para o outro?
- Como responder às afirmações de que nas Universidades Federais, em geral, estudam pessoas que fizeram o ensino médio nas escolas privadas, são brancos e ricos e quais as repercussões da Lei das Cotas nestes temas?
- Deve haver cobrança de mensalidades nas Universidades Federais?
- O custo do aluno nas Universidades Federais é muito alto?
- As Universidades Brasileiras poderiam atingir melhores posições nos rankings internacionais?
- O Público e o Privado na Educação Superior Brasileira: como os grandes aglomerados educacionais se apresentam no grande desequilíbrio existente nesses dois setores?
- Que volume de recursos financeiros os Benefícios Financeiros e Creditícios e as Renúncias Tributárias extraem da Educação?
- Que percentual do PIB o Brasil aplica em C&T? Como se compara esse percentual com os dos países membros da OCDE? Que valor é aplicado por habitante?
- Além da discussão de cada uma das questões, objetiva-se, ainda, explicitar o caminho empreendido para respondê-las, mostrando o acesso a sítios e banco de dados nacionais e internacionais.
Dia e horário: serão 15 encontros de 2hs cada, sempre às quartas feiras, das 16:00 às 18:00
Carga Horária Teórica: 30 horas (Síncronas).
Carga Horária Prática: 15 horas (Assíncronas).