Linhas de Pesquisa
LINHA DE PESQUISA 1: CARACTERIZAÇÃO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
- Analisar os programas de expansão da Rede Federal de Educação Superior e seu financiamento (2004-2020)
- Analisar a expansão da Rede Privada de Educação Superior (2000-2020)
- Analisar da relação entre ensino, pesquisa e extensão no processo de expansão da Educação Superior (2000-2020)
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Como se deu o processo de expansão da Rede Federal de Educação Superior no Brasil (expansão das IFES, criação de novas IFES, reorganização e expansão da rede técnica e Uab), considerando a dimensão territorial, as modalidades de oferta e a diversidade de áreas de conhecimento?
- Como caracterizar o financiamento da educação superior federal no Brasil, em especial considerando a análise do custo do aluno de Instituição Federal de Educação Superior (IFES)?
- De que forma a expansão das IES privadas (considerando criação do FIES em 1999 e do Prouni em 2004 como elementos-chave deste processo) contribuiu (ou não) para o enfrentamento das desigualdades educacionais e sociais no Brasil?
- Como se deu a expansão da Educação Superior brasileira nas últimas décadas quando comparada com outros países do mundo?
- Como, no processo de expansão da educação superior no Brasil, as relações entre ensino, pesquisa e extensão foram constituídas?
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 1 e 2):
- Verificar para cada programa da Rede Federal de Educação Superior, em comparação ao que existia antes da expansão: número de matrículas criadas; interiorização; dimensão territorial e assimetrias regionais; perfil socioeconômico de alunos; evasão; desempenho no Enade
- Analisar a influência da criação de novos campi e novas IFES no desenvolvimento econômico local, incluindo não apenas a expansão do comércio mas também a contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico
- Verificar o custo financeiro de cada programa da expansão
- Apresentar sugestões para a revisão da política/programa
Fontes: Microdados do Censo da Educação Superior e do Enade
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (pergunta 3 e 4):
- Analisar a cartelização do setor, privadas de grandes grupos com fins lucrativos
- Analisar a qualidade da oferta (separada entre grandes grupos, com e sem fins lucrativos e considerando a diferença entre confessionais/comunitárias e instituições de caráter mercantil, comparados com as públicas)
- Comparar a oferta pública e privada no mundo
- Analisar a evasão nos primeiros anos (separada entre grandes grupos, com e sem fins lucrativos e considerando a diferença entre confessionais/comunitárias e instituições de caráter mercantil, comparados com as públicas)
- Analisar o papel da EaD nesse contexto
- Avaliar o Fies (perfil do aluno, Enade do curso, retenção) – médio prazo
- Avaliar o Prouni (perfil do aluno, Enade do curso, retenção) – médio prazo
- Apresentar sugestões para a revisão da política/programa
Fontes: Microdados do Censo da Educação Superior e do Enade, Relatórios da ONU e OCDE
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (pergunta 5):
- Analisar a presença da pesquisa e da extensão nos cursos de graduação, considerando as diferenças na expansão das instituições públicas e privadas de caráter confessional/comunitário e instituições privadas de caráter mercantil
- Realizar um mapeamento detalhado da iniciação científica nos cursos de graduação – médio prazo
- Realizar um estudo das relações entre a expansão de cursos de graduação com pouco/nenhum vínculo com pesquisa/extensão com a precarização do trabalho docente – médio prazo
Fontes: Microdados do Censo da Educação Superior e dados da Capes e banco dos programas de extensão da Andifes
LINHA DE PESQUISA 2: PERFIL E TRAJETÓRIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
- Analisar o perfil, o desempenho e a trajetória acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas (2017-2019)
- Analisar a política de reservas de vagas nas instituições federais comparando o permanência entre cotistas e não cotistas (2013-2020)
- Analisar as políticas de permanência estudantil e demais políticas sociais diretamente relacionadas à Educação Superior e seus impactos na redução da evasão nas Instituições Federais (2014-2020)
- Analisar a acessibilidade de instituições de Educação Superior em relação às Pessoas com Deficiência (1990-2020) – médio prazo
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Qual o perfil, o desempenho e a trajetória acadêmica de estudantes das IES públicas e que efeito tiveram as cotas e a expansão (no caso das IFES) sobre isso?
- Tendo em vista o perfil, o desempenho e a trajetória acadêmica de estudantes das IES públicas, quais as recomendações para a revisão da LEI de Cotas programada para 2022?
- Como a criação das políticas de permanência estudantil têm influenciado para que estudantes em estado de vulnerabilidade consigam concluir o curso em que estão matriculados?
- Tendo em vista o perfil e a trajetória acadêmica de estudantes das IES públicas, quais as recomendações para a revisão da LEI de Cotas programada para 2022?
- Como a criação das políticas de cotas e de permanência estudantil têm influenciado para que estudantes com deficiência consigam concluir o curso em que estão matriculados? – médio prazo
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 1 e 2):
- Comparar o perfil socioeconômico dos alunos das públicas e privadas, separando as públicas entre alunos presenciais das Universidades Federais e Cefets, IFETs, Estaduais e alunos de EaD (UAB) e as privadas, separando os alunos dos grandes grupos educacionais presencial e EaD das outras privadas, com e sem fins lucrativos e por modalidade presencial e EaD. Avaliar como estes perfis se comportam por carreiras.
- Comparar o perfil dos alunos das IFES que fizeram o Enade do ciclo 2017-2019 e que entraram em cursos criados na expansão com aqueles que fizeram cursos criados antes da expansão. Também neste caso verificar a influência dos cursos.
- Comparar o perfil dos alunos das IFES que fizeram o Enade do ciclo 2017-2019 que entraram por cotas com aqueles que não entraram por cotas (separados por categoria administrativa, por tipo de cota).
- Comparar o desempenho dos alunos no Enade do ciclo 2017-2019, olhando diretamente a média das notas que constam dos micro dados: i. comparação Publicas X privadas, separando por tipo de IES (Universidades Federais, Estaduais, IFETs etc.), ii. separando no caso das IFES alunos em cursos antes e depois da expansão e iii. Verificando as diferenças entre alunos cotistas e não cotistas.
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fonte: Microdados do Enade
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 3 e 4):
- Analisar as características que influenciam as probabilidades de conclusão e desistência, além da duração no curso, comparando alunos ingressantes através de vagas reservadas e os que ingressaram através da ampla concorrência
- Considerar a dimensão territorial da expansão das vagas, o impacto social (redução da pobreza, observando renda familiar após a conclusão do curso, primeira geração com ensino superior etc.) com vistas a uma compreensão do impacto da política de cotas na redução das desigualdades sociais
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fonte: Microdados do Censo da Educação Superior
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (pergunta 5): – médio prazo
- Observar o ingresso e a permanência de pessoas com deficiência (PcD) nos cursos de graduação e de pós-graduação
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fonte: Microdados do Censo da Educação Superior
LINHA DE PESQUISA 3: TRAJETÓRIAS PÓS EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DE EGRESSOS
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
- Analisar a inserção laboral de egressos/as da Educação Superior e impactos para o desenvolvimento social, cultural, científico, econômico e territorial do país (2004 a 2020) - inicialmente, será um estudo de caso da Unifesp
- Analisar as relações entre democratização do acesso ao ensino superior e formação política dos cidadãos – médio prazo
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Como o processo de expansão colaborou para a formação e a inserção laboral de egressos(as) da Educação Superior (Unifesp), considerando, em especial, os espaços e modos de atuação profissional?
- A passagem pela Educação Superior (Unifesp) contribui para a redução das desigualdades educacionais e sociais no Brasil?
- Como se caracteriza o engajamento cívico e político de egressos(as) da Educação Superior? – médio prazo
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 1 e 2):
- Compreender de que modo a expansão da Educação Superior (Unifesp) contribuiu para a inserção laboral de egressos/as da Educação Superior e os impactos sociais, econômicos, científicos, culturais e territoriais dessa inserção
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fontes: Questionários da Unifesp, Plataforma Lattes, CNPJ, Justiça Eleitoral, RAIS
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (pergunta 3) – médio prazo:
- Analisar o comportamento político de cotistas e comparar valores e atitudes de estudantes egressos de IES públicas e privadas – médio prazo
Fonte: levantamentos sobre o perfil de estudantes matriculados e egressos que são cívica e politicamente mais engajados (considerando faixa etária, etnia, renda, área de conhecimento, curso, período etc.)
LINHA DE PESQUISA 4: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA (NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES)
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
- Analisar o financiamento nas Universidades, da Ciência e da Tecnologia – a prioridade no momento será as IES públicas e a Ciência nelas produzida
- Analisar as políticas de Financiamento da C&T e o impacto no desenvolvimento econômico e social
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Como se dá o financiamento da Educação Superior ? Análise da série histórica dos orçamentos das universidades federais em uma primeira etapa. Em uma etapa posterior analisar as Estaduais, a partir da série histórica e experiência das Estaduais Paulistas;
- Como se dá o financiamento da Ciência e da Tecnologia desenvolvidas nas universidades, com enfoque nas universidades públicas;
- Como se dá o financiamento do sistema de C&T e a composição proporcional de recursos públicos e privados ? Quais são as principais fontes de financiamento ?
- Qual é o investimento em Ciência e Tecnologia em relação ao PIB ? A comparação em termos do PIB deve ser utilizada para comparação com outros países ?
- Em que setores estão sendo utilizados os recursos públicos e o orçamento da C&T no Brasil?
- Como são formuladas as políticas de CT&I e como são identificados os temas de pesquisa estratégicos ou portadores de futuro ?
- Como se dão as proposições de novos modelos e estratégias para a solução dos problemas nacionais e áreas prioritárias de investimento em CT&I no Brasil?
- Como se deu a organização dos Fundos Públicos e qual o impacto da utilização dos Fundos Públicos para o desenvolvimento ?
- Qual a aplicação dos Fundos Públicos em Educação Superior e CT, com especial atenção ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)?
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 1 a 5):
- Compreender o financiamento da C&T, considerando os históricos de recursos para programas de financiamento, o orçamento público para C&T, bem como sua origem e composição, a alocação desses recursos (por área, região), os mecanismos de avaliação do uso desses recursos, a relação com o PIB e a comparação com outros países do mundo, tanto em termos de usos de recursos públicos e privados, quanto de participação no PIB
- Verificar a “fuga de cérebros” do Brasil.
- Problematizar as concepções de CT&I que subsidiam as políticas em curso.
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fontes: IBGE, IPEA, FNDCT, CNPQ, CAPES, FINEP, BNDES, EMBRAPII, Portal da Transparência, Relatórios de diferentes ministérios e programas, SIAFI e SIGA Brasil, Relatórios do CGEE, Agências Estaduais de Fomento à CT&I e Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia, Relatórios da ONU, CEPAL e OCDE, Relatórios do Banco Mundial e da CIA
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E FONTES (perguntas 6 a 9):
- Analisar como são formuladas as políticas de ciência e de aplicação dos recursos para o desenvolvimento científico e tecnológico; indicar e propor a apresentação de propostas; analisar o impacto da utilização de fundos públicos, particularmente os do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNCDT).
- Sugestões para a revisão da política/programa
Fontes: IBGE, IPEA, FNDCT, Portal da Transparência.
LINHA DE PESQUISA 5: PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE, UNIVERSIDADES PÚBLICAS E CIÊNCIA BRASILEIRA
OBJETIVO: Compreender como a pandemia da Covid-19 trouxe maior evidência da importância e do papel da ciência e das universidades avaliando como diferentes grupos sociais (com variadas estratificações sociodemográficas, políticas, identitárias, regionais etc.) manifestam sua opinião e relação com a ciência (e com o negacionismo), as universidades, entre outras análises temáticas e interseccionais da relação Universidade, Ciência e Sociedade.
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Como a pandemia da Covid-19 pode ter alterado a percepção da sociedade (em seus diversos segmentos sociais) sobre as universidades e a ciência?
- Dada a conflitividade e a desigualdade da sociedade brasileira, ampliada nos últimos anos, como os diferentes segmentos entendem o papel da ciência e das universidades públicas na transformação social ou manutenção do status quo?
- Como atuam e quais são as principais redes de propagação do negacionismo, da desinformação e do ataque ideológico às universidades e à ciência? E, de outro lado, como atuam e quais são as redes e instituições pró-ciência e universidades?
- Como ampliar a interlocução com a sociedade, reconhecendo perguntas e dúvidas da população sobre temas da ciência em sua relação com a vida cotidiana?
MATERIAL E MÉTODOS:
- Avaliação de literatura e pesquisas prévias sobre percepção social da ciência, cientistas e universidades no Brasil;
- Levantamentos de Opinião Pública (LOP) sobre ciência e universidades em parceria com o instituto Idea Big Data;
- Pesquisas qualitativas com grupos focais para aprofundar pesquisas com grupos selecionados por temas ou perfis, identificados em análises do LOP;
- Análises e monitoramento de redes digitais sobre percepção/citação/menção em relação à ciência e às universidades, para mapear e aprofundar análises sobre movimentos, narrativas e produção visual dos grupos negacionistas e pró-ciência, buscando captar tendências e matrizes.
- Estudos de casos para compreender situações apontadas nos LOP, grupos focais e análises de redes, aprofundar análises de situações paradigmáticas, motivações, atores, interesses, narrativas, etc.
PRODUTOS PREVISTOS:
Infográficos e análises na forma de notícias e artigos de opinião para o site e canais do SoU_Ciência; Indicadores temáticos com coleta trimestral, Relatórios parciais articulando análises de LOP, grupos focais e comportamento das redes digitais; Relatório de estudos de caso paradigmáticos; Relatório final consolidado do período a ser divulgado no Parlamento Brasileiro, Governos, nas mídias convencionais e sociais; Artigos científicos para submissão em revistas acadêmicas da área.
LINHA DE PESQUISA 6: ATUAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
OBJETIVO: Compreender como as universidades públicas (e seus hospitais), institutos de pesquisa e tecnológicos, pesquisadores e cientistas brasileiros atuaram (e ainda atuam) na pandemia da Covid-19, compondo um painel de monitoramento das ações (em conjunto com a Andifes), com as diferentes áreas de conhecimento e atuações regionais, centros e temas emergentes e suas contribuições mais notáveis.
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Como a ciência e as universidades brasileiras atuaram (e seguem atuando) no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e em defesa da vida, não só na área da saúde, mas levando em conta uma dimensão ampliada na defesa da garantia de direitos e condições adequadas à reprodução da vida? Quais os resultados mensuráveis e públicos?
- Como os cortes e as limitações orçamentárias do financiamento da ciência, da pesquisa e para o funcionamento das universidades e hospitais universitários impactaram a capacidade de ação do sistema na pandemia?
- Como expressaram-se as assimetrias e desigualdades regionais do sistema universitário e científico brasileira na produção de pesquisas e na oferta de assistência em saúde durante a pandemia?
MATERIAL E MÉTODOS:
Em parceria com a Andifes, levantamento de dados junto às universidades federais, incluindo: a) o envio de formulários, b) a busca ativa de relatórios, matérias de mídias, artigos e vídeos oficiais e independentes já realizados e divulgados e c) a realização de reuniões e entrevistas qualitativas com atores relevantes nas áreas de pesquisa, que darão subsídio para a criação de um banco de dados e indicadores sobre as ações:
- 1) Na área da saúde : na assistência, formação de pessoas, pesquisas básicas e aplicadas, campanhas para estimular a vacinação e a adoção de medidas não farmacológicas que evitam a disseminação da doença, no combate à desinformação e fake news, na produção de EPIs e vacinas, no apoio psicológico e físico a idosos e outras parcelas da população etc.
- 2) Na defesa de direitos e condições adequadas à reprodução social e material da vida, sobre redes de solidariedade e combate à fome, defesa da cidadania, estratégias de apoio à geração de trabalho e renda etc.
- 3) No apoio à educação básica, em pesquisas e avaliações de impactos do ensino remoto, no aprendizado, nutrição, saúde mental, evasão, no acompanhamento de profissionais da educação básica e comunidades escolares etc.
- 4) Na produção de publicações científicas sobre a pandemia da Covid-19, em diversas áreas de conhecimento, avaliando temas, formas de colaboração, impactos e demais métricas de pesquisadores brasileiros.
PRODUTOS PREVISTOS:
Painéis e mapas temáticos: com infográficos, indicadores e dados georreferenciados sobre a atuação do sistema na pandemia, centros emergentes por temáticas, redes de colaboração e casos de sucesso; vídeos com base nos dados e análises e o apoio da Andifes; notícias e artigos de opinião com análises qualitativas e orientações para fortalecer o sistema; Relatório final a ser divulgado no Parlamento Brasileiro, Governos, nas mídias convencionais e sociais. Redação de artigos científicos.
LINHA DE PESQUISA 7: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES E DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O BRASIL PÓS-PANDEMIA
OBJETIVO: Compreender como a universidade pública brasileira traz propostas para a redefinição de um projeto nacional e novas perspectivas para o Brasil pós-pandemia. Assim, pretende-se mapear grupos e pesquisas e ações desenvolvidas nas universidades na última década que apontam perspectivas epistemológicas, sociotécnicas, interseccionais e matrizes de desenvolvimento alternativas aos modelos neoliberal, neodesenvolvimentista e ao determinismo tecnológico, destacando temas emergentes, principais centros de referência e polos/questões regionais e suas assimetrias, arranjos institucionais, redes acadêmicas, fomento, formas de colaboração com sociedade e governos, de casos de impacto/relevantes.
PERGUNTAS DE PESQUISA:
- Quais projetos e iniciativas de universidades públicas podem ajudar na formulação de um novo projeto nacional, agendas e políticas públicas para a reconstrução do país pós-pandemia em bases solidárias, justas, equitativas, plurais e sustentáveis?
- Quais matrizes epistemológicas e de diversidade de saberes, sujeitos e identidades colaboram para estreitar a relação entre universidade, ciência e sociedade numa perspectiva transformadora e interseccional?
- Quais matrizes econômicas, de desenvolvimento e de tecnociência, têm indicado alternativas à crise do mundo do trabalho e desemprego em massa? Como as universidades estão se preparando para enfrentar os desafios das mudanças no mundo do trabalho?
- Como ampliar o diálogo e cooperação das universidades com a sociedade, em especial grupos e comunidades historicamente apartados delas (periféricos, indígenas, afrodescendentes, entre outros)?
MATERIAL E MÉTODOS:
Levantamento de informações e dados sobre iniciativas existentes, a partir das frentes de pesquisa:
- Mapeamento de grupos de pesquisa, atividades de extensão e de pesquisas com formulações e/ou experimentações com novas perspectivas educacionais e de desenvolvimento social, econômico, ambiental, urbano e regional, inovações democráticas e em políticas públicas, identificando renovações epistemológicas e de reorientação tecnocientífica, interseccionalidades e interculturalidades;
- Analisar condições favoráveis (ou desfavoráveis) à realização das iniciativas existentes, o ambiente institucional, fomento, metodologias, redes acadêmicas, formas de articulação com sociedade, governos e empresas, interdisciplinaridade e impactos recíprocos entre áreas;
- Contribuir ao debate e articulação entre atores, no apoio às experimentações práticas, à orientação de iniciativas locais e à formulação de agendas e políticas.[1]
PRODUTOS PREVISTOS:
Painéis e mapas interativos online, permitindo à sociedade em geral conhecer as iniciativas no sistema universitário brasileiro; Notícias e artigos de opinião, visando articular agendas políticas e políticas públicas; Vídeos, divulgando o potencial propositivo; Produção de artigos científicos, Relatório final com análises e avaliações propositivas.
Publicações
LINHA DE PESQUISA: PERFIL E TRAJETÓRIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A pesquisa realizada pelas Profas Maria Angélica Minhoto e Lidiane Cristina da Silva, com apoio técnico de Wilson Samartin, teve como objetivo analisar se era possível adotar para todos os cursos da Unifesp o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que faz uso apenas do ENEM como processo seletivo de ingresso em substituição ao chamado Vestibular Misto, que além das notas do ENEM dispõe de provas nas diversas áreas de conhecimento elaboradas pela Fundação Vunesp. A hipótese foi de que para os cursos mais concorridos os resultados do ENEM não se correlacionam com os resultados do Vestibular Misto, selecionando assim candidatos distintos. Para tanto, foram conduzidas uma série de análises estatísticas que verificam a correlação entre as notas obtidas pelos vestibulandos, nos anos de 2009, 2010 e 2011, e seus respectivos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tal como calculados pelo Sisu. Verifico-se que quanto mais candidatos por vaga, menor é a correlação entre os resultados do vestibular misto e do Sisu.
Publicações
https://souciencia.unifesp.br/images/docs/pesquisas/Relatorio_de_pesquisa_MinhotoSilva.pdf
LINHA DE PESQUISA: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA (NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES)
Um dos temas mais preocupantes para desenvolvimento da ciência e educação é o seu Financiamento. O SOU_Ciência, dentre suas linhas de pesquisa promoverá estudos para o tema "Financiamento da Educação e da Ciência". Um dos pesquisadores dessa linha é o Prof. Dr. Nelson Amaral, que desenvolve estudos , prioritariamente, no campo do financiamento da educação brasileira, estudos sobre o orçamento da União e as repercussões da Emenda Constitucional 95/2016 sobre as Funções Orçamentárias.
Publicações
AMARAL, N. C. et al. Mudanças governamentais na Argentina e no Brasil e seus efeitos nas políticas públicas de educação superior. Universidades, v. 71, n. 85, 2021. DOI: https://doi.org/10.36888/udual.universidades.2020.85
LINHA DE PESQUISA: ATUAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
A pandemia revelou ainda mais o papel desempenhado pelas universidades e Institutos Públicos de Pesquisa por meio de diversas frentes de atuação. O tema é apresentado nessa pesquisa, de Antonio Gomes Souza Filho (UFC) e Oswaldo Luiz Alves (Unicamp).
A crise desencadeada pela Covid-19 revela a capacidade das instituições (Universidades e Institutos de pesquisa) públicas brasileiras de produzir conhecimento e gerar respostas para a sociedade nos mais diversos campos do conhecimento. Toda essa capacidade de resposta tem alicerce no longínquo histórico de formação de recursos humanos e de grupos de pesquisa; e principalmente na expansão em tamanho e complexidade do ambiente de pesquisa nas duas últimas décadas.
Na pesquisa a seguir, Antonio Gomes Souza Filho (UFC) e Oswaldo Luiz Alves (Unicamp) documentaram o papel estratégico e operacional que as Universidades e Institutos Públicos de Pesquisa brasileiros têm desempenhado no enfrentamento da pandemia em diversas frentes de atuação. Para issoDe forma a organizar as iniciativas, dividimos as ações nos sub-tópicos : Suporte Tecnológico, Assistência, Testes de Diagnóstico, Vacinas, Modelagem Epidemiológica, Pesquisa Básica e Ensaios Clínicos.
Publicações
Você pode ver o estudo na íntegra clicando aqui.
LINHA DE PESQUISA: IMPACTOS POLÍTICOS NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave
Educação; Comportamento político; Populismo de direita; Eleição de 2018; Brasil
Publicações
IMPACTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO: DA APOSTA NO NOVO CIDADÃO À ELEIÇÃO DE BOLSONARO
Repositório
A produção científica tem hoje como base a utilização e o compartilhamento de dados sendo possível, em muitos casos, acessá-los em acervos online, nos chamados repositórios digitais.
Com o objetivo de produzir diagnósticos e formular proposições para governos e sociedade, além de alternativas para a tomada de decisões sobre a Educação Superior e à Ciência, Tecnologia e Inovação, o SOU_Ciência coletará dados e disponibilizará um acervo de produções bibliográficas sobre a temática - artigos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, livros e coletâneas abertas, teses e dissertações, relatórios de pesquisa etc.-, séries históricas de dados relativos à expansão da Educação Superior Brasileira, seu financiamento, produção em Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura, distribuição territorial e perfil institucional, entre outros indicadores, e análises de políticas públicas voltadas à Educação Superior e CT&I.
Em conformidade com os princípios da Unifesp, que preconiza a Ciência Aberta e disponibiliza toda a sua produção intelectual e os dados de suas pesquisas, os dados coletados pelo SOU_Ciência ficarão depositados para o livre acesso no repositório da Unifesp: repositoriodedados.unifesp.br
Este compartilhamento visa fortalecer a relação entre Sociedade, Universidade e Ciência, tornando o conhecimento produzido acessível.