Mini Bio:

NelsonA

 Temas

 Financiamento da Educação e da Ciência e Tecnologia; % do PIB; Comparações com países da OCDE.

 MiniBio

Professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Física pela PUC/RJ e Doutor em Educação pela UNIMEP e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE-FE/UFG). Foi Pró-Reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG. Desenvolve estudos e orienta estudantes de mestrado e doutorado, prioritariamente, no campo do financiamento da educação brasileira, estudos sobre o orçamento da União e as repercussões da Emenda Constitucional 95/2016 sobre as Funções Orçamentárias.

 Publicações

AMARAL, N. C. PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014‑2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. RBPAE - v. 32, n. 3, p. 653 - 673 set./dez. 2016. 

AMARAL, N. C. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? Revista Brasileira de Educação,  v. 22  n. 71  e227145  2017. 

AMARAL, N. C. A Hora da Verdade para as Universidades Federais brasileiras: Metas do PNE (2014-2024) e 10 Mitos a serem debatidos e desvendados (Texto elaborado para discussão no âmbito das Universidades Federais brasileiras e, em especial na Andifes). 

AMARAL, N. C. et al. O FUNDEB permanente em tempos de desconstrução e desfazimento: mobilização e um basta veemente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 42, e247741, 2021.

AMARAL, N. C. Uma análise sobre os recursos que financiam a educação brasileira e o PNE (2014-2024). PARTE 1. Relatório Técnico vinculado ao Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1009.2, "A Qualidade Social da Educação Brasileira nos Referenciais de Compromisso do Plano e do Sistema Nacional de Educação". MEC/CNE, Brasília-DF, 2016.

AMARAL, N. C. Uma análise sobre os recursos que financiam a educação brasileira e o PNE (2014-2024), no que se relaciona a Renúncias de receitas e Novas Fontes de Financiamento. PARTE 2. Relatório Técnico vinculado ao Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1009.2, "A Qualidade Social da Educação Brasileira nos Referenciais de Compromisso do Plano e do Sistema Nacional de Educação". MEC/CNE, Brasília-DF, 2016. 

 

 

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