Mini Bio:

CarlosB

 Temas

 Ensino superior; Educação a distância; Metodologias de ensino; Universidades Federais; 

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Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984), professor do Instituto de Química da UFRJ, atuando em ensino e pesquisa na área de química quântica. Vem se dedicando nos últimos 30 anos à criação e administração de projetos educacionais públicos, foi Secretário de Educação a distância do MEC entre 2007 e 2010, onde participou da criação e  coordenação da Universidade Aberta do Brasil, da Rede e-Tec Brasil e da Plataforma Paulo Freire. Foi um dos principais criadores do consórcio Cederj, hoje com cerca de 40 mil alunos de graduação, tendo sido seu presidente entre 2002 e 2006 e entre 2010 e 2019. Foi  presidente da câmara de educação básica do Conselho Estadual de Educação. Participa da pós-graduação  em ensino de química do Instituto de Química (PEQUI), é editor-chefe da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (Rbaad/Abed) e vem atuando em  pesquisas sobre  políticas do ensino superior e metodologias de ensino.

 Publicações selecionadas

BIELSCHOWSKY, C. E. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, 36(1), 241–271, 2020. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99946

BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos? EaD em Foco, 8(1), 2018. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709

BIELSCHOWSKY, C. E. Avaliando o desempenho e custos de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior.  EaD em Foco, 8(1), 2018 DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.828

BIELSCHOWSKY, C. E. Tecnologia da Informação e Comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa ProInfo Integrado. Revista e-Curriculum, (PUC-SP), v. 5, p. 5-39, 2009. 

 

 

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