Mini Bio:

CarlosB

 Temas

Ações Afirmativas no Ensino Superior; Coletivos Negros; Trajetórias de Estudantes Negros

 MiniBio

É professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas (UFMG). É coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiáspora e Educação (GepeAfro) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Tem estudado marcadores sociais da diversidade étnico-racial e formação de professores, além de temas relacionados à: educação e cultura, relações étnico-raciais e educação, juventude negra, educação de jovens e adultos, ensino médio, educação superior, movimentos sociais e educação.

 Publicações selecionadas

 SILVA, Natalino Neves da; SANTOS, Adilson Pereira dos ; REIS, Jane Maria dos Santos . Assistência estudantil e ações afirmativas: um estudo das condições materiais e simbólicas. Educação & Sociedade, v. 42, p. e254841, 2021.
SILVA, Natalino Neves da; PEREIRA, A. C. . Evasão e permanência de cotistas e não cotistas raciais no ensino técnico. Teias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 203-216, 2020.
SILVA, Natalino Neves da; OLIVEIRA, E. ; BRITO, José Eustáquio de . Regional Sudeste. In: GOMES, Nilma Lino (Org.).. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/03.. 1ed.Brasília: MEC;UNESCO, 2012, v. , p. 297-338.

 

Enviar um email
(opcional)