Mini Bio:

DeboraF

 Temas

Gestão; Interação com educação básica; Divulgação; Indicadores; Pós-graduação

 MiniBio

É Doutora em Bioquímica (UFRJ, 1993); Profa. Titular do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM - UFRJ). Estuda os mecanismos que levam à agregação das proteínas envolvidas em doenças amiloides. Publicou 100 artigos; orientou 24 dissertações e 18 teses. É Cientista do Nosso Estado (Faperj), membro da ABC, da TWAS e pesquisadora 1A do CNPq; recipiente da Ordem Grã-cruz do Mérito Científico e dos Prêmios Nise da Silveira para Mulheres na Ciência (2016-RJ) e Mietta Santiago (2019- Câmara dos Deputados). Foi editora da Revista Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças por quase 15 anos. Foi Diretora do IBqM (2007-2008 e 2009-2010) e Presidente Sociedade Brasileira de Bioquímica (2008-2010); Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2011-2015). Atualmente é Coordenadora Adjunta da Rede Nacional de Ciência para Educação, Coordenadora Adjunta da área de Ciências Biológicas II (Capes) e faz parte do Comitê Científico do Museu do Amanhã (RJ).

 Publicações selecionadas

FOGUEL, Débora; VIEYRA, Adalberto. A Pós-Graduação, as Obras Inacabadas de nossa História e a Soberania Nacional: de volta ao Cretáceo? Academia Brasileira de Ciências – Mulheres na Ciência, 10 dez. 2020.

DAVIDOVICH, Luiz (coord); FOGUEL, Débora et all (pesquisadores). Repensar a educação superior no Brasil: análise, subsídios e propostas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018. 124 p.

FOGUEL, Débora e SCHEUENSTUHL, Marcos (orgs). Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018. 216 p.

FOGUEL, D. et all. Brazilian Science and Research Integrity: Where are We? What Next? Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2015 Apr-Jun;87(2):1259-69. doi: 10.1590/0001-3765201520150165.PMID: 26131643

 

 

Enviar um email
(opcional)