Mini Bio:

Mariluce Moura para Unifesp pb Mariluce Moura

 Temas

Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado: Científico, Cultural e Econômico.

 MiniBio

É jornalista de ciência e pesquisadora, com interesse nos temas da eficiência de diferentes linguagens e formas de comunicação no diálogo com jovens das periferias sobre ciência e da história de constituição do sistema nacional e, especificamente, do sistema paulista de ciência e tecnologia. É diretora-presidente do Instituto Ciência na Rua, organização não governamental constituída em 2021, como desdobramento do projeto de jornalismo científico Ciência na rua (www.ciencianarua.net), lançado em janeiro de 2015, sempre voltado ao público jovem. Atua no campo do jornalismo científico desde 1988, depois de duas décadas de trabalho no jornalismo geral e econômico em grandes jornais e revistas brasileiros. Criou e foi diretora, de 1999 a 2014, da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Deu início à implantação do setor de comunicação da Fapesp em abril de 1995 e foi gerente de comunicação da Fundação de dezembro de 1995 a julho de 2002. É professora titular aposentada da Universidade Federal da Bahia, reintegrada em dezembro de 2015, por decisão da Comissão da Anistia/Ministério da Justiça, 40 anos após ter sido demitida por perseguições políticas da ditadura militar de 1964-1985. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestra (1987) e doutora (2006) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem um pós-doutoramento pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp, 2019), centro no qual também foi pesquisadora colaboradora de 2015 a-2017. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

 Publicações selecionadas

 

MOURA, M.  A difusão da pesquisa e da informação científica no Brasil. Rumo à maioridade!. A Comunicação no Serviço Público A Comunicação nos Três Poderes, São Paulo, p. 79-82, 2002. 

MOURA, M. Uma população informada: divulgação científica. Parcerias Estratégicas (Brasília), Brasília, v. 2, p. 35-36, 2002.

MOURA, M. Pesquisa FAPESP: Histórias para contar. In: Carlos Eduardo Lins da Silva; José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi; Osvando J. de Morais. (Org.). Ciências da comunicação no Brasil, 50 anos: Histórias para contar. 1ed.São Paulo: Fapesp/Intercom/Unesp/ECA-USP, 2015, v. 1, p. 87-94.

Enviar um email
(opcional)