Valores estavam congelados há 10 anos

Nesta quinta, 16, o governo federal anunciou o tão aguardado reajuste no valor das bolsas de pós-graduação. O aumento é de 40% e este percentual vale para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq.

O anúncio foi feito pelo presidente Lula em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, na companhia do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Com o reajuste, os valores passam de R$ 1.500 para R$ 2.100 na bolsa de mestrado; de R$ 2.200 para R$ 3.100 na bolsa de doutorado; e de R$ 4.100 para R$ 5.200 na bolsa de pós-doutorado.

O governo aproveitou a ocasião para também anunciar reajustes da Iniciação Científica no ensino médio e na Bolsa Permanência. Para a primeira, o valor sobe de R$ 100 para R$ 300. Para a segunda, paga para alunos(as) universitários(as) em vulnerabilidade, os valores, que variam de R$ 400 a R$ 900, serão reajustados em 55% a 75%.

Para cumprir com o reajuste – promessa de Lula logo após sua eleição, o governo terá um acréscimo de R$ 2,38 bilhões anuais.

O SoU_Ciência vê o reajuste como uma boa notícia, já que os valores não sofriam qualquer mudança nos últimos 10 anos, mas lembra que só recebe a bolsa quem atua com dedicação exclusiva na produção científica e que, justamente por essa razão, os(as) cientistas e acadêmicos(as) devem seguir sendo valorizados(as) e reconhecidos(as), para que sigam com seu papel fundamental de pesquisa e de busca pelo conhecimento, a ser transformado em prol da sociedade, com o desenvolvimento do país.