Apuração e transparência são exigências fundamentais para a sociedade, a quem o FNDE representa uma importante conquista

Desde o dia 18 de março, o assunto que atrai a atenção de imprensa e sociedade no âmbito da educação são as suspeitas de favorecimento de repasse de recursos, com conhecimento e anuência do ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio de uma suposta rede de influência formada por pastores para beneficiar diretamente prefeitos “alinhados” com a política do MEC e com a distribuição de recursos para escolas ou outros fins ainda não esclarecidos. O tema, divulgado em reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, gerou ainda mais preocupação de entidades ligadas à ciência, que manifestaram necessidade de apuração e transparência o mais breve possível.

Após a divulgação de diversas reportagens, vídeos de visitas conjuntas do ministro com os referidos pastores e um áudio onde relata a sua prioridade em atender os pastores a pedido de Bolsonaro, o ministro divulgou nota em que alega que os atendimentos a prefeitos foram por motivação técnica e não política.

Os valores destinados ao atendimento desses pedidos nessa suposta rede de influências são oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma importante conquista da sociedade brasileira e que possui como objetivo a execução de políticas educacionais do MEC. Por meio da descentralização de recursos, o FNDE auxilia os municípios a garantir a aplicação das leis do país que estabelecem a Educação como um direito do cidadão e um dever do Estado e possibilita a concretização dos mecanismos que garantem que toda criança terá acesso à Escola Pública. Trata-se de recurso muito relevante e que  precisa atender critérios de eficiência, transparência e qualidade.

Entidades como a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestaram publicamente preocupação com as notícias desse caso e também pediram ao MEC transparência e apuração acerca da veracidade ou não dos fatos.

SouCiencia Manifestação ABC e SBPC

A suspeita de favorecimento dentro do MEC é mais um obstáculo na atual política educacional do país e vem pouco tempo depois da sequência de demissões do Inep, da desordenada atuação da CAPES e as demissões lá ocorridas e da recente saída de diversos assessores da consultoria jurídica, o que ressalta o perigoso período de desmonte do sistema de Educação nacional.

Veja aqui link de matéria relacionada ao assunto.