Mobilização marcada para a próxima sexta, 8, é organizada por entidades de apoio à produção científica do país e busca mostrar para a sociedade os impactos negativos relacionados à falta de investimento à ciência

A próxima sexta, 8, é marcada como o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, data que infelizmente será lembrada menos por celebração e mais por alerta para a sociedade diante dos impactos negativos que os sucessivos cortes nas áreas de educação, pesquisa e ciência acarretam para o desenvolvimento do país.

Para marcar a data, o centro SoU_Ciência, juntamente com outras entidades de apoio à educação e produção científica nacional, promovem a Marcha Pela Ciência 2022. A manifestação tem início com uma aula publica online, às 13h, e a partir das 16h acontece uma manifestação no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista.

“Infelizmente, a data que poderia ser usada como celebração pelo trabalho de excelência de nossas universidades públicas e de nossos pesquisadores durante a pandemia precisa ser usada para alertar a sociedade sobre o desmanche que está sendo provocado nessas áreas no Brasil, com os contínuos cortes que elas vêm sofrendo nas agências de fomento, nas verbas do MEC e do MCTI e também com os recursos que deveriam vir por meio do FNDCT. São cortes duros e que se intensificaram nos últimos quatro anos, numa espécie de asfixia em toda a nossa ciência”, ressalta Soraya Smaili, uma das coordenadoras do centro SoU_Ciência”

Participam da organização do evento entidades como a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APQC), a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes), além de organizações como a Engenharia pela Democracia (EngD), Cientistas Engajados e a Via Saber.