Pandemia abriu os olhos sobre a relevância da divulgação científica, principalmente em tempos de luta contra a desinformação

Um dos grandes legados e aprendizados que a pandemia nos deixa é que tão importante quanto fazer ciência é comunica-la, ou seja, difundi-la de modo que a sociedade entenda e faça uso do conhecimento produzido. Aqui no Brasil, em meio à tanta polarização e desinformação impulsionada pelas chamadas fake news, a divulgação do saber torna-se ainda mais imprescindível. E é justamente com esse espírito que entre os dias 27 e 28 de agosto de 2022 acontece o Encontro Brasileiro de Ciência (EBDC).

Promovido pelo Instituto Principia, Blogs de Ciência da Unicamp e Rede ComCiência, o evento reunirá divulgadores de ciências profissionais e amadores de diversos campos, como mídia impressa, museus e exposições, internet e redes sociais, além de pesquisadores acadêmicos, para compartilharem suas experiências, discutir os objetivos da divulgação científica no país, elaborar estratégias para campanhas mais efetivas de comunicação das ciências e encorajar a colaboração na comunidade de divulgadores.

A programação contempla mesas com temas como “A divulgação científica em rede e na rede”; “Museus e centros de ciência como espaço de divulgação científica”; “Jornalismo e divulgação científica: uma parceria contra a desinformação”, entre outros assuntos. O evento ainda guarda espaço para sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos e formação de Grupos de Trabalho para debater e aprofundar questões que norteiam a divulgação científica.

Mais informações e inscrições para o EBDC podem ser encontradas neste site.