Novos valores estarão vigentes a partir do dia 1º de março

O Conselho Superior da FAPESP aprovou nesta quarta-feira (16/02) aumento de 15% no valor de todas as bolsas concedidas a estudantes de graduação e pós-graduação, Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, além de bolsas de treinamento técnico, aperfeiçoamento pedagógico e de participação em cursos e estágios, no país, entre outras.

As bolsas são centrais no desenvolvimento científico brasileiro, já que fomentam pesquisas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, como estudos sobre a covid-19, por exemplo, na área da saúde pública. E, na maioria das vezes, são a única remuneração dos estudantes, que vivem com um orçamento apertado.

Como o valor das bolsas se manteve, mas a inflação não parou de flutuar, os pesquisadores perderam seu poder de compra ao longo dos últimos oito anos.  Com o reajuste concedido agora pela FAPESP será possível recuperar um pouco estas perdas.

De acordo com Soraya Smaili, coordenadora do centro  SoU_Ciência, é  de extrema importância São Paulo ter uma Fundação de amparo à pesquisa, com dotação orçamentária garantida pela Constituição o Estado, e que faz com que a ciência tenha um apoio importante e siga apresentando resultados.

“No entanto, é importante lembrar que a Fapesp apoia as pesquisas, o governo federal precisa manter o envio de recursos para a infraestrutura das universidades federais, que é de sua responsabilidade. Essa contrapartida de recursos é fundamental para a manutenção de nossas universidades e para a continuidade das pesquisas”, ressaltou.

Confira os novos valores que estarão vigentes a partir de 1º de março no link disponibilizado pela FAPESP