Recusa foi uma forma de criticar a condução da pandemia no país pelo atual governo
Nesta sexta, 5, em carta enviada ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), epidemiologista e renomado estudioso sobre aleitamento materno, Cesar Victora, recusou a condecoração do título de grão-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, oferecida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A recusa foi uma forma de criticar a condução da pandemia no país pelo atual governo.
No documento, Cesar Victora destaca não parecer pertinente “homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”. O professor aproveitou ainda para ressaltar a discordância da política de sucessivos cortes no orçamento para o desenvolvimento da ciência nacional adotada pelo governo, bem como sua exaltação ao negacionismo. A íntegra da carta pode ser lida aqui.
Censura e Exclusão
Além da recusa da condecoração por Cesar Victora, um fato é ainda mais marcante : No rol de condecorados também estavam outros 32 professores e pesquisadores, incluindo Marcus Vinícius Lacerda (Fiocruz/Amazonas) e Adele Schwartz Benzaken (UNAIDS). Contudo, por serem críticos à atuação do governo e sua forma de gestão da pandemia, acabaram por ter seus nomes revogados da homenagem em ato do próprio presidente Bolsonaro.
Diversas entidades e grupos manifestaram apoio aos cientistas e fizeram notas de repúdio à exclusão de nomes da lista de homenageados. Veja abaixo:
Nota da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Nota da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Carta aberta divulgada pelo próprio grupo de cientistas condecorados.
Carta da Coalizão Ciência e Sociedade, formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras.
Carta aberta dos pesquisadores e professores eméritos da Fundação Oswaldo Cruz.
SoU_Ciência e ex-reitores também se unem em manifestação de repúdio
O centro SoU_Ciência também manifesta seu repúdio a tal ato de exclusão e censura, que são medidas incompatíveis com os mais altos preceitos da democracia e da vida. Mais além, presta solidariedade e apoio aos Dr.s Vinícius Lacerda e Adele Schwartz, bem como total apoio ao Professor Cesar Victora, em nome da Ciência e da nossa dignidade como cientistas.
O repúdio do centro é manifestado em conjunto com diversos ex-reitores de Universidades Federais por meio de uma carta aberta.
Leia aqui a carta na íntegra.
Foto: Divulgação/Abrasco