images/imagens/1200x700.png

Levantamento do Sou_Ciência e Big Data já tinha apontado esta confiança dos brasileiros na Ciência

Uma nova pesquisa internacional, divulgada pela imprensa essa semana, revelou que no Brasil nove em cada dez pessoas (92%) confiam na ciência, índice acima da média global (89%); 76% dos brasileiros afirmaram acreditar em fatos científicos publicados na mídia tradicional; e 51% no que sai em mídias sociais.

A matéria do blog do Sou_Ciência  “ Sociedade brasileira desperta para ciência”, publicada na Folha de São Paulo, já mostrava esta confiança dos brasileiros em dados do levantamento feito pelo centro em parceria com o Instituto Ideia Big Data, a partir de dados atualizados e inéditos,  divulgados aqui em nosso site.

Foi a ciência que salvou milhões de vidas durante a pandemia. Vacinas, remédios, transplantes...a ciência que tornou possível as conexões virtuais é a mesma que encurtou longas viagens no mundo real. São inúmeras descobertas, e todas elas confirmam uma mesma realidade. Os países que mais investiram em ciência, não por acaso, são aqueles que mais se desenvolveram.

Primeira mulher eleita para presidir a Academia Brasileira de Ciências em 106 anos, Helena Nader criticou na imprensa a falta de investimentos no setor.

“O Brasil está entre as 13 nações que mais publicam no mundo. O impacto da nossa ciência é muito bom, mas poderia melhorar. Então eu fico muito triste quando eu vejo os potenciais que estamos perdendo”, afirmou Helena Nader.

As notícias divulgadas pela mídia também mostram que orçamento da área de ciência e tecnologia despencou nos últimos anos. Mas, apesar dos muitos problemas causados pela falta de recursos, a credibilidade da ciência está em alta no país.

Veja matéria sobre esta última pesquisa divulgada pelo Jornal Nacional