Bloqueio de caminhoneiros pode atrapalhar chegada de insumos para produção de vacinas

O bloqueio feito por caminhoneiros em mais de 200 pontos em rodovias por todo o país após a oficialização da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição para presidente já começa a trazer riscos para a ciência, em especial para a produção de vacinas.

Nesta terça 1º de novembro, o Instituto Butantan informou que uma carga de ovos que serão usados na produção de imunizantes contra a gripe está presa em um bloqueio de caminhoneiros na região de Jundiaí, no interior de São Paulo. O insumo é fundamental e caso ele não chegue ao instituto, a produção de um milhão e meio de doses da vacina contra a H3N2 estará comprometida.

A ciência já comprovou há décadas a importância dos imunizantes na saúde pública, o que ficou ainda mais evidente e fortalecido durante a pandemia do novo coronavírus. A vida de muitos dos que hoje bloqueiam as rodovias foi preservada justamente pela proteção da vacina, de modo que esses manifestantes precisam ter ampla consciência de quanto suas ações de paralisação podem impactar negativamente. A ciência precisa ter trânsito livre, assim como outros tantos insumos, alimentos e itens que garantam a saúde e abastecimento da população.

Veja notícia relacionada aqui.