Novo artigo mostra exemplos da atuação das universidades federais junto aos povos indígenas e como é enriquecedor o intercâmbio de conhecimento

O Blog SoU_Ciência da Folha está com novo artigo. O texto dessa semana descreve, por meio de diversos exemplos, como a ciência desenvolvida nas universidades federais atuaram e seguem atuando em prol das comunidades indígenas.

São diversas ações de estudo, apoio e assistência, especialmente em áreas que foram devastadas ou exploradas pela chamada “civilização”, intensificada no governo Bolsonaro, onde a atuação exploratória e predadora se aprofundou, como recentemente revelou-se com a tragédia com os Yanomamis e a destruição causada pelo garimpo ilegal.

O artigo destaca ainda a oportunidade enriquecedora de intercâmbio de conhecimento entre universidades e os povos originários e a necessidade de continuidade do trabalho de reconstrução, de combate à devastação e de preservação dos povos indígenas.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha.

Ilustração: Desenho Yanomami coletado por Cláudia Andujar nos anos 1970. Fonte: Pesquisa Fapesp