Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, assolada pelas enchentes ocasionadas pelas mudanças climáticas, o SoU_Ciência reforça os canais de colaboração iniciados pelas instituições e grupos que compõem o seu Conselho da Sociedade.

Alguns realizaram significativas contribuições intelectuais sobre causas e consequências da emergência climática, divulgaram orientações ou notas de apoio à população e se manifestaram através de greves solidárias.

A seguir, estão listadas as formas de contribuição financeira e de doações de alguns destes parceiros:

• Ação Educativa

No Espaço Cultural Periferia no Centro (na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo-SP) estão recebendo material de limpeza e produtos de higiene pessoal (fraldas descartáveis, inclusive as geriátricas, absorventes menstruais, papel higiênico, sabonetes, escovas de dente, esponjas, detergentes, sabão neutro, etc).

Saiba mais no perfil Ação Educativa no Instagram.

• ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais)

A ANTRA está mobilizando esforços e pontos de apoio para a Comunidade Trans em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Serão recebidas doações de água, roupas, materiais de higiene, alimentos, colchões etc. Veja, a seguir, as informações de contato para ajudar a comunidade em suas cidades neste momento.

- Cleonice Araújo - Caxias Do Sul

- Pitty Serrano - Guaíba

- Regininha - Rio Grande

- Lins Robalo - São Borja

Saiba mais no perfil da ANTRA no Instagram.

• MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

O MST realiza a Campanha de Solidariedade Sem Terra para auxiliar as mais de 2,1 milhão de pessoas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes no estado até o momento. Além da campanha, também estão sendo desenvolvidas diversas ações para amenizar o sofrimento das famílias atingidas. Contribua com essas iniciativas doando qualquer valor:

Instituto Brasileiro de Solidariedade

Chave Pix: 09352141000148

Saiba mais no perfil do MST no Instagram.

• MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto)

O MTST está incentivando a ajuda às companheiras e companheiros do RS, através de doações e de voluntariado nas Cozinhas Solidárias.

Doe qualquer valor através destes canais:

- APOIA.SE: https://apoia.se/enchentesrs

- CONTA: Itaú ag 4300 cc 99707-1

Seja voluntário(a) entrando em contato através do WhatsApp (51) 98018-1798.

Quem está em São Paulo pode levar suas doações (alimentos não perecíveis, água, materiais de limpeza, lenços umedecidos, itens de higiene pessoal, absorventes e roupas e sapatos em bom estado, cobertores, roupas de cama e toalhas) aos seguintes pontos de coleta:

- COZINHA SOLIDÁRIA DA SÉ

Rua Venceslau Brás, 141 (das 9h às 18h)

- BARRA FUNDA

Rua Brigadeiro Galvão, 260 (das 9h às 20h)

Saiba mais no perfil do MTST no Instagram.

• UNE (União Nacional dos Estudantes) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos)

A UNE e a APNG estão recebendo doações na sede das entidades em São Paulo (Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana, São Paulo). Contribuições financeiras podem ser enviadas  através das seguintes chaves pix:

- 29258597000150 (União Nacional dos Estudantes)

Saiba mais através dos perfis da UNE e da ANPG no Instagram.

• UMM (União dos Movimentos de Moradia) / União Por Moradia Popular RS

A União Por Moradia Popular do Rio Grande do Sul está recebendo doações para a sua ocupação. Elas podem ser feitas através da chave pix 51992511372 (Manuela Dalla Rosa).

Saiba mais através do perfil no Instagram do movimento.