Novo aumento de casos já é realidade; remédio é mais investimento em ciência

No artigo publicado nesta sexta (03.06) no Blog SoU_Ciência da Folha de São Paulo, os pesquisadores Soraya Smaili, Maria Angélica Minhoto e Pedro Arantes comentam o aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil e as várias dúvidas que surgem: Devemos soar o alarme e voltar ao isolamento? Devemos nos preocupar ainda mais com o aumento de óbitos? Estamos entrando em uma quarta onda? Quando vamos nos livrar, de fato, da pandemia?

São perguntas importantes e para as quais não temos respostas definitivas.  De acordo com os pesquisadores, assim como em diversos momentos da pandemia, que começou em 2020 e que ainda não acabou, as medidas estão sendo tomadas de maneira aleatória por instituições e municípios ou pelos indivíduos. A responsabilidade do Estado brasileiro foi totalmente transferida para os que puderem ou quiserem tomar providências.

No Brasil tivemos muitos cientistas trabalhando, mesmo em condições adversas e diante de cortes orçamentários. São estudos genômicos, epidemiológicos, sociológicos, tecnológicos, além das novas vacinas que deverão estar disponíveis em breve, pois as pesquisas continuam. Estudar o coronavírus para criarmos formas de controle, este parece ser o caminho mais provável.

Por isso também será necessário garantir o investimento na ciência, garantir que os cientistas brasileiros possam trabalhar e que nossas universidades e institutos de pesquisas possam continuar salvando vidas.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência na Folha de S. Paulo.