Artigo desta semana revela como atuações das instituições públicas de ensino superior no combate à pandemia seguiram os mais importantes princípios da “Universidade Necessária”, de Darcy Ribeiro, mesmo com cortes de verbas

Nesta sexta, 1º de julho, o Blog SoU_Ciência da Folha traz um novo artigo, dessa vez destacando o painel realizado em parceria com a Andifes (Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino) e que mostra a dimensão da atuação das universidades públicas durante a pandemia, mesmo diante de constantes cortes de verbas. O painel revela mais de mil ações realizadas nas áreas de pesquisa, saúde, extensão e solidariedade, além da comunicação e combate à desinformação.

O novo texto destaca também como o painel com o mapeamento das ações realizadas pelas universidades públicas se assemelha nos princípios constituídos no programa “Universidade Necessária”, escrita pelo antropólogo e educador Darcy Ribeiro, como o compromisso com o povo brasileiro; a resolução de problemas que afetam o país; a responsabilidade social no uso de recursos; a comunicação com a sociedade; e a transformação de conhecimento em serviço público.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência na Folha de S. Paulo.

Crédito da imagem: Meyrelle Nascimento/Sou Ciência