Decreto do governador Zema que altera as regras para a escolha do comando da entidade causa indignação à comunidade científica

O Blog SoU_Ciência da Folha traz como novo artigo da semana a repercussão negativa da comunidade científica após decreto do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que altera que alterou as regras para a escolha do comando da Fundação que gerencia o incentivo financeiro às pesquisas do Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEMIG).

De acordo com o texto do decreto, o processo de escolha do Presidente e do Diretor Científico da FAPEMIG deixa de partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Curador e passa a ser de livre escolha do governador. O novo artigo do Blog detalha não só a repercussão negativa dessa medida do governo de Minas, como também explica a importância das fundações de amparo à pesquisa para fomento e desenvolvimento da produção científica do país.

Veja aqui o artigo completo.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência