Carta assinada por reitores e ex-reitores de universidades federais reivindica à Lula atenção ao caso do dirigente Luiz Carlos Cancellier (UFSC), vítima de denúncia obscura e que culminou em suicídio

O Blog SoU_Ciência desta semana traz como tema de artigo a busca por justiça e reparação em nome de Luiz Carlos Cancellier (UFSC) e de todos os dirigentes de universidades federais que foram vítimas de perseguição durante os governos Temer e Bolsonaro. A reivindicação ganhou ainda mais peso com uma Carta assinada por reitores e ex-reitores de universidades federais de todo o país e enviada recentemente ao presidente Lula, ressaltando a devida atenção a esse que foi um caso que ilustrou o período em que as universidades públicas foram alvos preferenciais no neofascismo brasileiro.

A Carta, enviada também ao Ministro da Justiça Flávio Dino e ao Ministro da Educação Camilo Santana, reforça o compromisso dos pesquisadores e ex-reitores em buscar a justiça e a reparação, destacando o parecer de julho de 2023 do Tribunal de Contas da União (TCU) que não encontrou irregularidades na Universidade Federal de Santa Catarina após uma denúncia obscura em 2017, que culminou no trágico suicídio de Cancellier. O novo texto do Blog dá mais detalhes e lembra que a busca por justiça é uma luta de todos.

Veja aqui o artigo completo.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência