Após completar 10 anos, política afirmativa vai passar por revisão, com diferentes projetos de lei em tramitação no Congresso

O Blog SoU_Ciência da Folha está com um novo artigo e, nesta semana, destaca a importância de toda a sociedade acompanhar a revisão e o debate sobre o futuro da Lei de Cotas, que completou recentemente 10 anos e permitiu uma virada no sistema de educação superior pública, tornando-se mais plural e democrático.

O debate e acompanhamento de toda a sociedade ganha ainda mais relevância num cenário em que tramitam no Congresso mais de 70 Projetos de Leis com propostas de mudanças na Lei, incluindo alguns propondo alterações restritivas relacionadas às cotas raciais. O Blog SoU_Ciência da Folha destaca o tema no mesmo momento em que a Suprema Corte dos EUA vetou a adoção de políticas afirmativas para inclusão de negros, indígenas e hispânicos nas universidades norte-americanas e, assim, políticas que permitiam reparação histórica e abriam espaço num sistema universitário elitista e branco passam a ser consideradas ilegais.

Veja aqui o artigo completo.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência