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Artigo "Educação em tempo integral: necessidade negligenciada" já está disponível no site da Folha de S.Paulo

Em seu recente artigo, o Blog Sou Ciência analisa os impactos da decisão do Congresso Nacional de zerar os recursos previstos para o programa de educação em tempo integral em 2025. A medida compromete diretamente uma política pública essencial, que havia registrado avanços significativos em 2023, com a criação de 1,2 milhão de novas vagas e presença em 60% dos municípios brasileiros. Ao interromper esse processo, o Congresso inviabiliza o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa alcançar 25% das matrículas em tempo integral até o fim de sua vigência.

Os autores alertam para o subfinanciamento crônico da educação básica pública e a falsa justificativa de que o Fundeb seria a única fonte legítima de financiamento. Lembram que a Lei de Diretrizes e Bases permite o uso de outras fontes, desde que previstas em lei. Diante de uma demanda que exige um investimento anual adicional de mais de R$ 100 bilhões, a decisão de eliminar R$ 4,8 bilhões de um programa estratégico revela uma desconexão com a realidade educacional do país. A pergunta que se impõe é: que futuro estamos construindo quando negamos aos mais jovens o direito à formação integral?

O artigo completo, de autoria dos coordenadores do Centro em parceria com o pesquisador Weber Tavares da Silva Jr. pode ser acessado na íntegra no site da Folha de S.Paulo.