Artigo "Educação recolonial?" já está disponível no site da Folha de S.Paulo
O artigo mais recente do Blog Sou Ciência traz uma análise dos impactos da recente decisão do governo Trump de eliminar o financiamento para escolas que ensinam teoria racial crítica e conteúdos sobre identidade racial e de gênero. A medida reflete um projeto político que busca restaurar uma visão unilateral da história, promovendo um modelo de educação "recolonial" que exclui narrativas de grupos marginalizados. Essa exclusão sistemática de conhecimentos críticos é identificada como um processo de epistemicídio, reforçando a subalternidade e a perpetuação da desigualdade social.
Os articulistas destacam paralelos entre os EUA e o Brasil, onde governos conservadores adotaram estratégias similares para enfraquecer a diversidade curricular e censurar abordagens sobre racismo e desigualdade. Desde o governo Bolsonaro, políticas educacionais têm sido direcionadas para esvaziar conquistas históricas, como a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.
O texto aponta que a tentativa de restringir a liberdade de ensino é uma estratégia coordenada para manter privilégios e silenciar discursos transformadores. Enquanto setores conservadores defendem liberdade de expressão para discursos excludentes, negam esse direito àqueles que lutam por uma educação inclusiva. Os autores reforçam a importância de reafirmar políticas de equidade como resposta a esse movimento, destacando que apagar narrativas históricas fortalece as desigualdades e ameaça a diversidade social.
O artigo completo, de autoria dos coordenadores do Centro em parceria com a pesquisadora Ellen Lima de Souza pode ser acessado na íntegra no site da Folha de S.Paulo.