images/imagens/1200x700.png

Artigo "Universidades federais e estabilidade orçamentária" já está disponível no site da Folha de S.Paulo

No artigo desta semana, o blog Sou Ciência avalia a vulnerabilidade orçamentária que compromete o funcionamento das universidades federais brasileiras. Após um ciclo de expansão entre 2003 e 2016, marcado pela criação de novos campi e aumento no número de matrículas, as instituições passaram a enfrentar cortes expressivos nos governos Temer e Bolsonaro. No último, os ataques foram ainda mais intensos, com discursos de deslegitimação e propostas como a PEC 206/2019, que prevê a cobrança de mensalidades.

Apesar de um sinal positivo em 2023, com aumentos em diversas frentes, o orçamento de 2024 voltou a sofrer retrações preocupantes. O investimento em infraestrutura, por exemplo, caiu 41,5% em relação ao ano anterior, alcançando o segundo pior índice da série histórica. Diante desse cenário, os autores defendem que a estabilidade financeira das universidades deve ser garantida como política de Estado. Para isso, propõem a criação de marcos legais que protejam seus recursos das oscilações políticas e reconheçam seu papel estratégico no desenvolvimento nacional.


O artigo completo, de autoria dos coordenadores do Centro em parceria com os pesquisadores Weber Tavares da Silva Jr. e Suelaynne Lima da Paz, pode ser acessado na íntegra no site da Folha de S.Paulo.