Novo artigo do blog destaca a decisão do MEC de encerrar o programa que militarizava escolas públicas do país e traz reflexões e perigos representados nesse modelo de ensino

Em anúncio no início do mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) definiu o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, o que deve ocorrer até o final deste ano letivo. O processo de militarização das escolas públicas teve início no Brasil na década de 1990, com impulsionamento durante o governo Bolsonaro.

Mas, no que consiste essa militarização? Quais são seus focos e distinções com relação ao ensino, aos (às) estudantes e professores (as) de escolas não militarizadas? E quais impactos essa diferença traz no processo de construção da educação e da cidadania? Esses e outros pontos são tratados com destaque no novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha.

Veja aqui o artigo completo.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência