Artigo “Patrimônio nacional é novamente alvo de críticas simplistas” já está disponível no site da Folha de S.Paulo
No primeiro artigo de 2025 para seu blog, o SoU_Ciência analisa as recorrentes críticas às Universidades Federais, destacando a necessidade de avaliações criteriosas e contextualizadas. Um exemplo é a recente afirmação de que essas instituições "formam apenas 1,26 aluno por professor por ano", indicador que ignora a multiplicidade de funções dos docentes, que incluem pesquisa, extensão e gestão. Comparações internacionais mostram que a relação aluno-professor no Brasil é mais elevada que a média da OCDE, o que pode comprometer a qualidade do ensino.
A análise ressalta que a contribuição das universidades vai além da graduação, abrangendo impactos significativos em áreas como saúde, energia e agricultura. Problemas reais, como evasão e gestão, exigem soluções como políticas de assistência estudantil mais robustas e maior profissionalização administrativa. Os autores concluem que as críticas às universidades devem ser feitas com embasamento e não alimentando a desinformação, reconhecendo o papel essencial destas insituições para o avanço científico e o desenvolvimento social do país.
O artigo completo, de autoria dos coordenadores do Centro em parceria com os pesquisadores Weber Tavares da Silva Junior e Suelaynne Lima da Paz, pode ser acessado na íntegra no site da Folha de S.Paulo.