Mais de 400 inscritos acompanharam aula inaugural

Nesta quarta, 10, o centro SOU_CIÊNCIA deu início ao curso “Para Compreender o Financiamento da Educação Superior no Brasil”. Mais de 400 inscritos participaram da primeira aula ministrada pelo Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do SOU_CIÊNCIA, que de maneira muito didática, clara e acessível introduziu o tema aos alunos.

O curso, gratuito, será realizado em duas partes entre 2021 e 2022. Entre o público inscrito há alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, pesquisadores e técnico-administrativos e lideranças de movimentos sociais, entre outros interessados. A proposta é abordar diversas temáticas relacionadas ao financiamento da educação no Brasil, com destaque para o ensino superior. Entre os tópicos definidos para a atividade estão questões como os valores aplicados na educação brasileira ao longo dos anos, as diferenças nos recursos aplicados em Educação Básica e Educação Superior, o custo do aluno universitário, e a posição das universidades brasileiras nos rankings internacionais, além de outras informações pertinentes ao tema, discutindo também “mentiras” e “meias-verdades” disseminadas na sociedade sobre o financiamento da educação brasileira.

Ao todo, serão 15 encontros de 2 horas cada, sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h. A primeira parte do curso, que acontece neste ano, vai até 15 de dezembro. A segunda parte, agendada para 2022, vai de 2 de fevereiro a 30 de março. A carga horária será de 30 horas de conteúdos teóricos e 15 horas de conteúdos práticos. A certificação pela Unifesp poderá ser obtida como curso de extensão e/ou pós-graduação (computada como créditos).