Representantes do SoU_Ciência e da Andifes detalham painel e respondem dúvidas de jornalistas

O Centro de Estudos SoU_Ciência e a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançaram nesta terça-feira (29), durante coletiva de imprensa, o PAINEL “ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”. Participaram da apresentação o presidente da Andifes, Marcus Vinicius David; a coordenadora do SoU_Ciência, Soraya Smaili; e o professor da Unifesp e pesquisador integrante da equipe técnica do centro de estudos, Pedro Arantes.

De acordo com o presidente da Andifes, as pesquisas realizadas pelo SoU_Ciência têm sido fundamentais para mostrar à sociedade o trabalho ativo das universidades públicas, mesmo com tantos cortes de verbas nos últimos anos. “Só tenho a agradecer à equipe do centro SoU_Ciência por buscar dar visibilidade ao trabalho das nossas universidades que, muitas vezes, só é conhecido internamente”, comentou.

Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência, explicou aos mais de 30 jornalistas presentes à coletiva de imprensa, que o objetivo dos pesquisadores do centro não é apenas divulgar as ações das universidades. “É importante que todos conheçam nossas pesquisas, nosso trabalho, mas a sociedade também precisa saber como utilizamos os recursos destinados às universidades e a importância do que estamos fazendo para o presente e o futuro deste país”, comentou.

Integrante da equipe técnica do painel, o professor Pedro Arantes ressaltou que os dados das pesquisas apresentadas hoje pelo SoU_Ciência mostram como universidades públicas, institutos de pesquisa e tecnológicos, pesquisadores(as), estudantes, técnicos(as)-TAE, professores(as) e cientistas brasileiros(as) trabalharam (e ainda trabalham) na defesa da vida, bem como no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

“O painel apresenta ações e pesquisas na área da saúde e no atendimento da população numa perspectiva ampliada de garantia do direito à vida, englobando ações na linha de frente em saúde e pesquisas relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, ações nas áreas de direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, além de informações acerca da produção bibliográfica no tema e estudos de casos sobre atuações regionais, centros e temas emergentes e contribuições mais notáveis”, explicou.

Arantes explicou ainda que os dados foram organizados em 5 eixos de atuação (Organização para atuar no contexto Pandemia; Atenção à Saúde, Extensão e Solidariedade; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; e Ações em Comunicação), e subdivididos em subcategorias de ações realizadas pelas universidades federais no enfrentamento à pandemia.

“Este painel apresenta a descrição sucinta de mais de 1.000 ações desenvolvidas pelas universidades públicas nesta pandemia. São mais de 500 municípios que tiveram ações desenvolvidas pelas universidades federais. Tenho certeza que mostrará à população a importância de nossas universidades não apenas no contexto desta pandemia, mas também para a restruturação deste país”, ressaltou.

Também foram apresentados três estudos de caso: “Universidades atuaram também no combate à fome e pela segurança alimentar”; “Apoio e comunicação chegaram às populações mais vulneráveis” e “Telessaúde foi ampliada e aprimorada pelas universidades”. Outros serão inseridos no painel até o final deste ano.

Durante a coletiva várias perguntas foram feitas a respeito do quanto mais poderia ser realizado caso as universidades não tivessem tido os cortes e vários exemplos foram apresentados, incluindo o avanço nas vacinas, nos tratamentos para Covid e mesmo em ações de políticas públicas e atenção à população.

Ao lançar publicamente esse painel neste primeiro semestre de 2022, o SoU_Ciência visa contribuir com a defesa da ciência e das universidades e institutos de pesquisas, e aportar subsídios a agendas e programas de governo em debate neste ano de eleições presidenciais.  Todo o levantamento desta pesquisa está à disposição da sociedade no site do SoU_Ciência.