Data deve servir de reflexão sobre os rumos que devemos seguir, com o apoio da ciência

No próximo dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data marca o momento de reflexão sobre os rumos que a sociedade decide seguir e essa escolha revela nossa essência e nosso legado. O tema ganha destaque no novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha desta semana.

O texto aborda a fundamental presença das universidades públicas e dos cientistas na geração de informações, dados e no aprofundamento do conhecimento, bem como na formação de profissionais para lidar com questões complexas da área ambiental e ressalta a necessidade de se aproveitar melhor toda nossa capacidade nesse aspecto, o que passa obrigatoriamente pela tomada de decisões baseadas em evidências científicas para construir ações que realmente promovam o bem-estar das pessoas ao mesmo tempo em que conserva a Natureza.

O artigo também ressalta que a retomada do protagonismo global do Brasil passa ainda pelo reforço de seu compromisso ambiental, recuperando a estrutura que lida com esse tema e refutando pautas e projetos de lei desconectadas com a realidade e o futuro do país.

Veja aqui o artigo completo.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência