Mais de 35 pesquisadores de diversas universidades do país e do exterior participaram da reunião realizada na última sexta (6)

O Comitê Científico do SoU_Ciência se reuniu na última sexta-feira (6/10), de forma online, para apresentações e discussões sobre as pesquisas realizadas, resultados e últimas atividades do centro nos últimos meses. O Comitê é composto por pesquisadores de reconhecida competência em suas áreas de atuação, de diversas universidades do país e do exterior, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras.

Durante a reunião, que reuniu mais de 35 pesquisadores, foi apresentado o “Relatório Parcial das Atividades” do Centro, com dados como as ações de comunicação com a sociedade, linhas de Pesquisa e metas propostas para 2023 já alcançadas. Além disso, os pesquisadores fizeram propostas de novos trabalhos e linhas de pesquisa.

“As reuniões do Comitê são importantes para definir as estratégias, os temas e os formatos das ações de divulgação científica, bem como para avaliar os resultados e os impactos das mesmas na sociedade”, destaca a coordenadora do SOU Ciência é a Profa. Dra. Soraya Smaili.

Em um dos debates sobre as ações do centro, o pesquisador Luiz Carlos Dias, da Unicamp, ressaltou que a ciência ocupou um espaço super relevante na pandemia e precisa trabalhar para mantê-lo. “Temos que aproveitar o momento. Se não tivermos parlamentares atentos a pauta científica, será difícil avançar. Para defendermos a ciência nesse país, precisamos da sociedade do nosso lado. A sociedade precisa entender a importância da ciência e de nossas instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.

Vale ressaltar que o objetivo do SoU_Ciência é produzir análises, diagnósticos e propostas na área de Educação Superior e CT&I, considerando seus benefícios socioeconômicos e ambientais, ampliando a articulação Universidade, Sociedade e Governos, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão e avaliação de impacto em políticas públicas e na garantia de direitos.

O propósito do centro é apresentar em termos concretos a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público, na ampliação da cidadania e da qualidade de vida para todos/as. Com isso, apontar também as condições necessárias para construir a médio e longo prazo a existência e o financiamento da Educação Superior e da CT&I, dando ênfase à importância do seu caráter autônomo, democrático, plural e inclusivo.