Soraya Smaili passa a ocupar cadeira 34 após anúncio feito pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro

O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro anunciou a eleição de Soraya Smaili, coordenadora do centro SoU_Ciência, como a mais nova acadêmica da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências. Soraya ocupará a cadeira 34, cuja patrona é a saudosa professora, escritora e poeta Samira Nahid Mesquita.

“É uma honra poder me tornar acadêmica de uma instituição que enche de orgulho a todos nós descendentes de libaneses. Será uma instituição de excelência, pois preza pela tradição ancestral de valorização da arte e da ciência, que são elementos estruturais da condição da formação humana e da civilização”, destacou Soraya.

Além de coordenadora do SoU_Ciência, Soraya Smaili é Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. É graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela EPM/Unifesp, além de Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Soraya também foi reitora da Unifesp por dois mandatos, entre os anos de 2013 e 2021.

Membro do Conselho Administrativo Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira, Soraya também atuou na fundação do Instituto da Cultura Árabe, tendo sido sua primeira presidente, em 2004. Em 2021, criou o Centro de Saúde Global da Unifesp e, no mesmo ano, o Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência), onde atua como coordenadora.

O centro Sou_Ciência parabeniza Soraya Smaili por passar a integrar a Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e pelo reconhecimento de sua importante atuação nas áreas da ciência, educação e cultura.