Transparência é fundamental para a análise e compreensão do orçamento público brasileiro

Nesta terça, 30, o centro SoU_Ciência, em parceria com a Open Knowledge Foundation (OKF), promoveu o debate “Dados Abertos e Orçamento Público: Ferramentas para a Democracia”. O evento fez parte da iniciativa Open Data Day patrocinada pela OKF e buscou sensibilizar a comunidade sobre a relevância de se garantir os dados abertos para que se possa analisar e compreender o orçamento público brasileiro.

Durante o debate, que contou com as participações de Alexsandro Cardoso Carvalho, analista de Tecnologia da Informação da Unifesp e pesquisador do SoU_Ciência, e Nelson Amaral, professor da Universidade Federal de Goiás e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), foram abordados os conceitos necessários para a compreensão do processo orçamentário federal e os desafios de trabalhar com os dados governamentais relacionados ao campo do financiamento da educação brasileira, justamente no momento em que o país registra pouca transparência e em meio a um apagão de dados.

Sob a coordenação da professora Maria Angélica Minhoto, pesquisadora do SoU_Ciência, e apresentação da coordenadora do centro, Soraya Smaili, os participantes do debate puderam compartilhar ainda um pouco da experiência do SoU_Ciência, que com pouco mais de um ano desde sua fundação, já publicou em seu site três painéis relacionados à abertura de dados públicos. Especificamente, o painel “Financiamento da Ciência e Tecnologia” deu transparência ao orçamento e possibilitou uma visão da evolução de cortes ocorridos na área.

Recentemente, o centro SoU_Ciência desenvolveu em seu site um painel de análise do orçamento com os dados do SIOP de forma a facilitar análises por pesquisadores, jornalistas, estudantes e sociedade em geral. A dedicação na busca por informações e transparência, inclusive, deram aos pesquisadores do centro o reconhecimento por meio de um prêmio sobre a temática da OKF.

Quem perdeu o debate pode assisti-lo na íntegra neste link.