images/imagens/1200x700.png

Evento acontecerá no dia 10 de dezembro e conta com o apoio do SoU_Ciência

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, o Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será palco do evento Ciência, Ditadura e Direitos Humanos: Memórias e Reflexões sobre a Perseguição às Universidades Públicas, 60 Anos Depois do Golpe. Promovido pela Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp), com o apoio do Centro SoU_Ciência, o debate busca revisitar as marcas deixadas pela ditadura militar (1964-1985) na ciência e nas universidades públicas brasileiras.

 

O encontro reunirá cientistas, pesquisadoras e pesquisadores para discutir os impactos do regime autoritário na liberdade acadêmica, na autonomia das instituições de ensino superior e no desenvolvimento científico do país. O debate abordará memórias e análises sobre como a perseguição a estudantes, docentes e técnicos administrativos afetou a produção de conhecimento e a construção de uma sociedade democrática.

Entre os palestrantes confirmados estão a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Prof.ª Eleonora Menicucci, a jornalista e militante Maria Amélia Teles, o jornalista Sérgio Barbo, a docente de Serviço Social na Unifesp, Prof.ª Ana Maria Estevão, e o docente de Ciências Sociais na Unifesp, Prof. Javier Amadeo. O evento será mediado pela Prof.ª Ana Nemi e conta com a organização da Prof.ª Vanessa Vendramini e do Prof. Renan Ribeiro Beltrame.

Após as contribuições dos palestrantes, o público será convidado a participar com perguntas e comentários, encerrando o evento com reflexões que conectam passado e presente. O evento pretende não apenas resgatar vivências e fortalecer a memória coletiva, mas também reafirmar o papel das universidades na formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a democracia e com a justiça social. 

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo portal SIEX Unifesp: Clique aqui para se inscrever. Não perca!

Serviço

Evento: Ciência, Ditadura e Direitos Humanos: Memórias e Reflexões sobre a Perseguição às Universidades Públicas, 60 Anos Depois do Golpe
Data: 10 de dezembro de 2024 (Dia Internacional dos Direitos Humanos)
Horário: 13h às 17h
Local: Teatro Prof. Marcos Lindenberg. Rua Pedro de Toledo, 697 (2º andar), Vila Clementino, São Paulo/SP
Inscrições: Até 9 de dezembro. Gratuitas, via SIEX Unifesp
Organização: Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp)

Apoio: Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência/Unifesp)

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.