Artigo "O Negacionista e os Vermes" está disponível no Blog do Centro de Estudos na Folha de S.Paulo
O recente julgamento que condenou duas cientistas por desmentirem um nutricionista que vendia vermífugo como cura para diabetes gerou indignação na comunidade científica. As pesquisadoras expuseram em vídeo a falsidade das alegações, explicando que "diabetes é uma doença causada por fatores metabólicos, e não por vermes", mas foram processadas por danos à honra. A decisão judicial, que ignorou o contexto de desinformação e a luta das cientistas, foi considerada "uma vergonha para o judiciário brasileiro", segundo autores do artigo desta semana do Blog Sou Ciência.
O artigo denuncia que a sentença favorece a propagação de desinformação nas redes sociais, onde "circulam conteúdos mais nocivos à saúde, que provocam hesitação vacinal e abandono de tratamentos eficazes". Segundo o texto, a condenação não só prejudica o combate à desinformação, mas também cria um perigoso precedente para quem tenta expor charlatanismos que afetam diretamente a saúde pública.
Por fim, o texto aponta que a sociedade não pode contar com o apoio do Estado ou da justiça para lidar com a infodemia. "Enquanto nos empurram vermífugos contra diabetes, deveríamos estar combatendo os vermes do negacionismo", conclui, enfatizando que o direito à verdade científica deve prevalecer sobre interesses que colocam vidas em risco.
Leia o artigo na íntegra no Blog Sou Ciência, na Folha de S.Paulo.