Artigo que avalia e propõe caminhos para o enfrentando do êxodo de talentos já está disponível no Blog da Folha de S.Paulo
Em artigo desta semana, o SoU_Ciência explora o tema do fenômeno da diáspora científica no Brasil. A chamada “fuga de cérebros” é um problema crescente em que cientistas e pesquisadores altamente qualificados deixam o país em busca de melhores condições de trabalho e pesquisa. A falta de valorização da ciência nacional, marcada por cortes orçamentários e precarização das universidades públicas, é apontada como um dos principais fatores que impulsionam esse êxodo.
O texto também discute as limitações de iniciativas como o Programa Conhecimento Brasil, que busca repatriar talentos, mas enfrenta dificuldades para competir com as ofertas de outros países. "A saída de cientistas talentosos ocasiona, sem dúvida, uma perda significativa de capital humano e intelectual", alertam os autores, ao enfatizar a necessidade de políticas públicas que priorizem o investimento em ciência e a retenção de talentos no país, que beneficiaria o seu desenvolvimento em diversos aspectos.
O artigo completo pode ser lido no Blog Sou Ciência, no site da Folha de S.Paulo.