Artigo alerta para a importância de escolher líderes comprometidos com cidades sustentáveis e justas
Com o início das campanhas eleitorais municipais em 16 de agosto, o Brasil se prepara para um momento decisivo em sua democracia. As eleições municipais são fundamentais, pois é nas cidades que as políticas públicas mais impactam diretamente a vida da população. O artigo desta semana do Blog do SoU_Ciência no site da Folha de São Paulo discute a necessidade de eleger líderes que estejam preparados para enfrentar crises como a mudança climática e as desigualdades sociais, adotando políticas baseadas em ciência e participação social.
Casos como a má gestão da pandemia de COVID-19 e a tragédia climática no Rio Grande do Sul são destacados como exemplos da importância de uma administração pública responsável. O texto enfatiza a necessidade de planos de mitigação de desastres e políticas climáticas, alertando que menos da metade dos municípios brasileiros possui um plano de mudanças climáticas adequado.
Os autores, coordenadores do SoU_Ciência, convidam os eleitores a refletirem sobre o tipo de governança que desejam para suas cidades: uma que priorize o bem-estar coletivo e a justiça social, ou uma que se mantenha inerte diante das tragédias. A escolha de representantes comprometidos com a ciência, a equidade e a sustentabilidade é crucial para garantir um presente e futuro melhores para todos.
Saiba mais: leia o texto na íntegra!