Evento debateu necessidade de formulação de políticas públicas focadas na inserção dos povos indígenas no ambiente universitário

Nesta segunda, 24, o centro SoU_Ciência realizou uma nova live, dessa vez com o tema “Universidades para Indígenas”. O objetivo foi debater, trazer propostas e provocações acerca da inserção dos indígenas nas universidades.

A live teve a mediação de Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência, e contou com as presenças de Sofia Mendonça, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do projeto Xingu, Valéria Macedo, também professora da Unifesp e coordenadora da Cátedra Kaapora de conhecimentos tradicionais e não-hegemônicos da universidade, além de Cristine Takuá, filósofa, membra do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo e do Instituto Maracá.

Em pouco mais de uma hora e meia de bate-papo, as participantes levantaram questões bastante relevantes e ricas contribuições que podem fortalecer a formulação de novas políticas públicas ligadas à inserção dos indígenas na universidade. Pontos como a fomentação de instrumentos de pesquisa junto aos indígenas, o reforço acerca da importância da criação de redes de centros de formação e universidades para atuarem junto aos povos indígenas, além da necessidade de Licenciatura para a formação de professoras indígenas foram tratados durante a live.

Se você não viu ou quer rever a live “Universidade para Indígenas”, ela está disponível no canal do SoU_Ciência no Youtube.