Integrante do Comitê Científico do SoU_Ciência e docente da Unifesp, Helena assume cargo com o desafio de motivar a ciência brasileira

Em uma Assembleia-Geral histórica ocorrida nesta terça, 29, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu pela primeira vez em seus 105 anos de existência uma mulher para o cargo de presidente da entidade. Helena Bonciani Nader, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Comitê Científico do centro SoU_Ciência, foi eleita com 398 votos a favor e 22 abstenções. Sua posse acontecerá durante a Reunião Magna da ABC, entre os dias 3 e 5 de maio próximo, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ) e sua gestão pelo triênio 2022-2025 deve ser marcada pelo desafio de motivar a ciência e a educação brasileira.

Helena já ocupava cargo de liderança na ABC, como vice-presidente da entidade desde 2019 e agora assume a presidência que era ocupada pelo físico Luiz Davidovich. Ao celebrar a conquista, Helena destacou se sentir "uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar agora presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira".

Para Soraya Smaili, uma das coordenadoras do SoU_Ciência, a eleição de Helena Nader à presidência da ABC ocorre em momento de grande importância para a ciência brasileira. “Ela tem grande estatura acadêmica, representa as universidades que tanto produzem ciência, bem como as mulheres que lutam e trabalham para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país. Estamos também muito felizes pois temos a professora Nader no Comitê Científico do SoU_Ciência, o que nos enche de orgulho. Parabéns à ABC que é uma grande instituição e que tem agora uma mulher cientista na presidência", disse Soraya.

Símbolo de liderança feminina

Helena Nader pode ser considerada um exemplo de vocação para ciência bem como de liderança feminina. Durante a carreira, conseguiu conciliar suas intensas e relevantes atividades de pesquisa com a atuação em cargos administrativos de grandes instituições científicas. Entre os anos de 2011 e 2017, esteve na presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde hoje é a presidente de honra. Em 2009 e 2010, também foi a presidenta da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e agora, em 2022, é co-presidenta da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS).

Desde a criação do SoU_Ciência, em julho de 2021, Helena Nader integra o Comitê Científico do centro, atuante no propósito de conectar universidade, ciência e sociedade, apresentando a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público, na ampliação da cidadania e da qualidade de vida para todos/as.

Agora como presidenta da ABC, Helena deverá dar ainda mais voz a essa necessidade, somando mais força para o imenso desafio de motivação da ciência e da educação brasileira.

O SoU_Ciência parabeniza a sua integrante do Comitê Científico e lhe deseja uma gestão de muito sucesso!

Mais sobre Helena Nader

Helena Nader nasceu na cidade de São Paulo em 1947, passou a infância com os pais e a irmã na capital paulista e em Curitiba (PR). Com bacharelado em Ciências Biomédicas pela Unifesp e licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), ingressou no doutorado em Ciências Biológicas na Unifesp sob a orientação do acadêmico Carl Peter Von Dietrich (1936-2005), que viria a ser seu companheiro por 22 anos e pai de sua filha Julia. Em 1977, fez pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA).

Helena Nader tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. A pesquisadora é bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

A pesquisadora também se destacou desde o início da carreira pelo posicionamento ativo em defesa da ciência, tecnologia, inovação e educação brasileira. Promover a igualdade de gênero e pluralidade na ciência também são pautas prioritárias para Helena Nader, que contará com o químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante no Centro Universitário Senai-Cimatec, como seu vice-presidente na nova gestão da ABC*.

*Com informações da assessoria de imprensa da ABC.

** Crédito da Imagem: Unifesp