Confira o artigo "Educação midiática contra a desinformação" no Blog da Folha de S.Paulo
Em seu mais recente artigo, o SoU_Ciência destaca a relevância da educação midiática para capacitar cidadãos a navegar criticamente no ambiente digital e combater a desinformação, que prolifera nas redes sociais.
O texto afirma que o consumo crítico de informações é essencial para defender a ciência, o jornalismo de qualidade e a democracia, especialmente em um cenário onde conteúdos apelativos ganham rapidamente a atenção do público. Durante a Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo Governo Federal e a Unesco, instituições de ensino, mídia e sociedade discutem a importância da formação midiática para fortalecer a cidadania e conscientizar sobre os riscos da manipulação de informações.
O artigo ressalta ainda a importância da educação midiática em contextos eleitorais, nos quais a desinformação busca influenciar a opinião pública. Com habilidades críticas, os cidadãos podem identificar informações distorcidas e evitar manipulações, promovendo escolhas políticas mais conscientes. "O consumo crítico é fundamental para que os cidadãos valorizem a ciência e o jornalismo de qualidade", destacam os autores, apontando a necessidade de formar cidadãos autônomos em relação ao consumo de informações, especialmente em momentos de crise.
Por fim, o SoU_Ciência defende a inclusão da educação midiática nos currículos escolares como medida para enfrentar a era digital e reduzir a vulnerabilidade das novas gerações à desinformação. Segundo o texto, a luta contra os aspectos negativos da infodemia e a promoção da ciência e democracia requerem cooperação entre governos, plataformas digitais e sociedade civil, colocando a educação midiática como um pilar para a construção de uma sociedade crítica e comprometida com o bem comum.
O artigo completo, dos coordenadores do Centro de Estudos e da jornalista científica Tamires Tavares, pode ser lido no site da Folha de S.Paulo.