images/imagens/1200x700.png

"Liberem o FNDCT!", provoca Soraya Smaili

O Tribunal de Contas da União (TCU) investigará o bloqueio ilegal de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNCDT) pelo governo Bolsonaro. Ao sancionar o Orçamento de 2021, o presidente desrespeitou a Lei Complementar 177, aprovada semanas antes pelo Congresso, e contingenciou R$ 5 bilhões do fundo.

De acordo com Soraya Smaili, fundadora do Centro de Pesquisas SOU Ciência e Ex-Reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os recursos são fundamentais para as pesquisas brasileiras e para a produção de vacinas:

"A comunidade científica trabalhou de maneira organizada e unida junto ao parlamento para que houvesse a aprovação da Lei Complementar 177, que liberaria os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para os cientistas brasileiros continuarem suas pesquisas. O presidente Bolsonaro vetou, o parlamento derrubou o veto. A lei está em vigor e o governo não libera os recursos que são fundamentais para os laboratórios de pesquisa, para a saúde e para a vacina. Não podemos mais esperar. Os recursos da Ciência devem ir para a Ciência! Liberem o FNDCT!