Objetivo foi esclarecer dúvidas e destacar a ciência existente por trás das pesquisas

Um dos grandes assuntos comentados no decorrer dessa já tão intensa e polarizada corrida eleitoral para o próximo Presidente da República são as pesquisas eleitorais. Nunca se falou tanto sobre elas, que sucederam uma série de debates e dúvidas. Com o objetivo de esclarecer os principais pontos envolvidos no tema, o centro SoU_Ciência promoveu, no último dia 27 de outubro, a Live “Pesquisas e Política pelo Brasil”.

Sob a mediação de Karina Abrahão, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de Gabriela de Brelaz, também professora da universidade e pesquisadora do SoU_Ciência, os convidados Maurício Moura, diretor do Idea Big Data, e André Roncaglia, economista e professor da Unifesp explicaram em detalhes como são feitas estas pesquisas, como são calculadas as margens de erros, o que pode alterar resultados no dia da eleição, entre outros pontos importantes para que a população pudesse compreender melhor o tema.

Tão importante quanto esclarecer as dúvidas que surgiram na cabeça de muitas pessoas, a Live buscou levar ao público o entendimento da ciência que existe por trás das pesquisas, de modo a combater parte da narrativa de um candidato, repleta de ataques infundados contra a ciência e ao conhecimento, situação que gera crescente de violência e discursos de ódio na sociedade.

A live pode ser acessada na íntegra neste link do canal do Youtube do SoU_Ciência.