Mais de 500 pessoas participaram online e debates no chat foram “acalorados”

Uma outra Mesa proposta pelo SoU_Ciência no Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp - Universidade na (re)construção da Nação e que aconteceu nesta sexta (23/06) foi “Sem anistia aos crimes da pandemia”, que teve como objetivo debater temas ligados à pandemia de covid-19.  O Congresso começou no dia 19 de junho e está reunindo a comunidade acadêmica para a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos na Unifesp, palestras temáticas, sessões científicas e apresentações artísticas.

“O objetivo desta mesa foi fazermos um balanço dos crimes da pandemia, seu contexto e principais agentes responsáveis. Será que a CPI da Pandemia não deu em nada? O que fazer em 2023, com o novo governo, e quais as ações estão em andamento? Vamos participar de uma mobilização nacional para justiça, reparação e memória dos crimes da pandemia?”, explicou o coordenador e pesquisador do SoU_Ciência e professor da Unifesp, Pedro Arantes.

A Mesa contou com a participação do professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Arthur Chioro; da infectologista do Hospital Einstein, Luana Araujo;  do professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Fernando Aith; da estudante de Medicina da Unifesp,  Marina Merisia;  e de Pâmela Ghisleni , da Avico Brasil, organização da sociedade civil, criada e mantida por vítimas e familiares de vítimas da covid-19. A mediação será do coordenador do SoU_Ciência, Pedro Arantes, e de Giovanna Novais, bolsista de iniciação científica do Centro de Estudos e estudante do 4º período da Escola Paulista de Medicina na Unifesp.

A mesa contou com a participação de mais de 500 pessoas de forma online e os debates foram “acalorados” no chat da plataforma do congresso. Houve uma breve apresentação do painel do SoU_Ciência - Universidades federais em defesa da vida - Painel da atuação na pandemia de Covid-19 – e os participantes falaram sobre a dor de famílias na pandemia; as mais de 700 mil mortes no Brasil, o descaso do governo Bolsonaro e os problemas que uma anistia aos envolvidos pode provocar para toda a sociedade brasileira e para a própria democracia.

Quer saber mais sobre tudo o que foi dito nesta Mesa? Acesse o link desta Mesa  no Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp

Saiba mais sobre os participantes desta mesa:

ARTHUR CHIORO

Professor do Departamento de Medicina Preventiva e do Programa de Pos-Graduacao em Saúde Coletiva da EPM/Unifesp. membro do Laboratório se Saúde Coletiva. Foi Ministro da Saúde e atualmente é o presidente da EBserh- Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do MEC;

LUANA ARAUJO

Médica infectologista (UFRJ/UFRJ) e mestra em saúde pública pela JHU. Foi consultora técnica do Banco Mundial durante a 1ª metade da pandemia de Covid-19 para o fortalecimento, preparação e resposta de sistemas de saúde. Premiada com o Global Achievement Award (JHU), atualmente é líder de dados para iniciativas de equidade em saúde pública no HIAE.

FERNANDO AITH

Fernando Aith. Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -USP. Diretor do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP. Professor visitante das Universidades de Paris e de Ottawa.

MARINA MERISIA MORINE BARBOSA DE SOUZA

Discente do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP. 4° ano graduação Turma 88. Atua como bolsista de iniciação científica no projeto "Universidades na garantia de direitos, da democracia e da vida." do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SOU CIÊNCIA.

PÂMELA COPETTI GHISLENI

Professora Universitária. Advogada (OAB/RS 100.497). Mestre em Direitos Humanos. Vice- Presidente para Assuntos Jurídicos da AVICO-BRASIL.

PEDRO FIORI ARANTES

É arquiteto e urbanista (USP) e professor associado da Unifesp, no curso de História da Arte. Foi pró-reitor (2013-2021) e é um dos coordenadores do Centro SoU_Ciência. Pesquisa e atua em: teoria e crítica de arquitetura e arte contemporâneas, cultura e política, políticas de educação superior, movimentos sociais, guerras culturais e negacionismo.

GIOVANNA NOVAIS CAMPOS

Estudante do 4º ano da graduação em Medicina da Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo. Faz parte do Centro de Estudos SoU_Ciência como bolsista de Iniciação Científica, pesquisando sobre Negacionismo Médico e organizações médicas negacionistas durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil.