Ao longo de sua trajetória, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) tem desempenhado um papel essencial para o avanço da ciência no estado do Rio de Janeiro e no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da ciência contemporânea como uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica no Brasil.
Diante disso, o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) recebe com profunda surpresa e preocupação a notícia da possível substituição do atual presidente, Professor Jerson Lima da Silva. Defendemos que um cargo de tamanha relevância deve ser ocupado por alguém que compreenda as complexidades do sistema científico e tenha a capacidade de propor soluções que atendam às necessidades da sociedade. É fundamental que se entenda que sem ciência não há futuro, progresso sustentável ou soberania.
Repudiamos a ocupação de um cargo de tal importância por razões meramente políticas em detrimento da promoção do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da inovação. O SoU_Ciência reforça sua posição de apoio à FAPERJ e aos cientistas fluminenses e aguarda uma reflexão cuidadosa sobre o impacto que essa mudança pode ter no futuro da ciência desenvolvida em nosso país.
Jerson Lima Silva é Professor Titular no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Tornou-se professor titular do Instituto de Bioquímica Médica em 1997 e Diretor do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas em 1998. É pesquisador bolsista (nível 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1987. Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento, da Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Academia Nacional de Medicina. Atuou como Diretor Científico da FAPERJ entre 2003 e 2018 e, desde janeiro de 2019, ocupa a presidência desta fundação.